Dispositivo tem análises sobre a pandemia e tecnologia baseadas no Info Tracker
De um estágio virtual, nasceu o app Pandemic Stats BE. Nele, é possível encontrar dados diferentes sobre a pandemia atual da Covid-19, numa parceria Brasil/Bélgica que teve início quando o pesquisador Cassio Oishi, do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas a Industria (CeMEAI) e professor da Unesp/Presidente Prudente, orientou os alunos Thibault Magnini e Jonas De Boeck, da UC Leuven-Limburg (UCLL).
Cassio explica que a orientação do estágio teve foco no estudo de tópicos em Matemática Computacional, e logo a seguir, os alunos estagiários iniciaram os trabalhos sobre dados e projeções da COVID-19 nas diferentes províncias da Bélgica. “Os dados são obtidos usando as atualizações diárias dos institutos de saúde. Além dos dados intocados, é possível encontrar resultados do processamento desses dados usando modelos matemáticos e algoritmos de IA para fornecer a gravidade da pandemia em diferentes províncias da Bélgica. Como resultado final da orientação, os alunos criaram um website e depois, avançaram no desenvolvimento do App”, explicou.
O professor disse ainda que a ideia era facilitar o acompanhamento da pandemia no país dos estudantes e que para isso, a metodologia matemática e as técnicas de inteligência artificial adotadas no aplicativo foram adaptadas da plataforma Info Tracker, desenvolvida pelo professor Wallace Casaca (Unesp/Rosana), em colaboração com o mestrando Fabio V.G. Amaral (FCT/Unesp).
“Atualmente estamos adaptando os dados da plataforma Info Tracker, em parceria com os alunos belgas, para adaptar o Pandemic Stats BE na criação de um App para os dados do Brasil”. O pesquisador Cassio acredita que a versão do App com os dados do estado de São Paulo deve ser testada ainda esse mês.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br
raquelcomunicatto@gmail.com