Nesta terça-feira (24) dois consultores da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – estiveram na USP em São Carlos. Carlos Antonio Balseiro e Faruk José Nome Aguilera permaneceram por quase quatro horas no ICMC, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Vieram com a missão de avaliar o trabalho desenvolvido no CeMEAI – Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria. O CeMEAI é um dos 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fapesp no Estado de São Paulo.
Os consultores fazem parte do Comitê de Avaliação da Fapesp. Carlos Antonio Balseiro é físico argentino e professor titular na Universidade Nacional de Cuyo. Faruk José Nome Aguilera é chileno e docente na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Química Orgânica.
Cada CEPID tem os resultados e planos de pesquisa avaliados no 2°, 4° e 7° anos de criação. Esta foi a primeira avaliação feita no CeMEAI, que começou a funcionar no final de 2013. Na reunião, o diretor do Centro, José Alberto Cuminato, explicou a estrutura dele, citando as instituições associadas. Falou também da missão dos pesquisadores, que ele definiu como “irradiar as ciências matemáticas aplicadas à indústria, que vão além da ciência acadêmica. São ciências vivas que contribuem para o desenvolvimento do país e precisamos semear essa ideia”.
Depois do diretor, para exemplificar melhor as parcerias do CeMEAI, quem usou a palavra foi o professor Francisco Louzada, que também é o coordenador de Transferência Tecnológica do CEPID. Hoje são 61 projetos com a indústria. Louzada citou alguns deles, como o que otimiza a produção de frangos em granjas na região de Jundiaí, o sistema que detecta talentos esportivos (já posto em prática em uma escolinha de futebol) e o que traça a melhor rota de navios e otimiza o abastecimentos das embarcações nas plataformas de petróleo da Petrobrás. O pesquisador ressaltou ainda os workshops realizados ou apoiados pelo CeMEAI, usando o exemplo do Sistema de Avaliação Online (SAO) que usa a estatística para ter um feedback do evento. A SBPC 2015 – reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – implantou o sistema para saber a opinião de quem tinha visitado a Feira, realizada em julho deste ano na Universidade Federal de São Carlos.
Lúcio Tunes dos Santos, Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento, discorreu sobre a importância de se aproximar a matemática dos estudantes, o que já é feito por meio de visitas a escolas. Outra possibilidade de despertar o gosto pela ciência é desenvolver kits didáticos de experimentos, o que já está sendo aprimorado pelos pesquisadores. “Nós também pretendemos fazer pequenos vídeos, de 3 ou 4 minutos de duração, como material de divulgação nas escolas”, ressaltou o coordenador.
Em seguida, quem falou foi o Gerente de Educação e Difusão do Conhecimento, Gustavo Faria. Segundo ele, os três focos do CeMEAI são o público em geral (leigo), os cientistas e os empresários. Foram exibidos durante a apresentação alguns dos vídeos e textos feitos pela Assessoria de Comunicação do Centro, já disponíveis em redes sociais e no site do centro. Faria comentou sobre a repercussão das notícias na mídia, o que despertou, em alguns casos, o interesse de empresas, que entraram em contato para firmar parcerias.
Por fim, quem se apresentou foi o vice-diretor do CeMEAI, José Mario Martínez. Ele elencou dez tópicos sobre o CEPID na sociedade. Falou sobre a necessidade de se eliminar o que chamou de “analfabetismo matemático”, termo relativo a quem não sabe matemática e não tem vergonha disso. Mas não era da matemática complicada que ele se referia. Ele atentou para a necessidade de saber, por exemplo, calcular juros simples para que consumidores não se endividem na hora de escolher um empréstimo. Entender a matemática em situações do dia a dia ajudaria a sociedade a se desenvolver mais. Martínez também abordou a questão da capacitação de recursos humanos, e citou um novo curso de pós-graduação que deve ser lançado pela Unicamp: Matemática Interdisciplinar. O pesquisador também comentou a necessidade do CEPID manter a produção científica convencional em alto nível, para que o CeMEAI tenha credibilidade.
Terminadas as apresentações, os consultores formularam algumas perguntas e tiveram as dúvidas esclarecidas. Eles também estão visitando e avaliando outros CEPIDs e cada consultor prepara um relatório com as suas observações. Todos os relatórios são discutidos entre os integrantes do comitê (são cerca de 13 consultores distribuídos para as avaliações) e depois são submetidos à Fapesp, que traça um parecer de cada Centro.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.
As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).
Assessoria CEPID-CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br