CeMEAI

Encontro em São Paulo busca desenvolver cooperação entre CEPIDs

Evento contou com a participação de representantes do CEM, do NEV e do CeMEAI

reuniao

No último dia 8 de agosto, três Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP se reuniram para fomentar a interação entre as instituições. O Núcleo de Estudos da Violência (NEV), em São Paulo, recebeu pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) em um encontro que tinha por objetivo apresentar os trabalhos de cada Centro e buscar desenvolver estudos em conjunto.

“O NEV surgiu em um momento em que o Brasil passava por um processo de redemocratização e a violação de direitos se tornava um tema central. Diante desta perspectiva inicial, fizemos vários estudos relacionados a violência e criminalidade de um ponto de vista mais amplo e, graças ao trabalho do NEV, alguns institutos e ONGs foram criados – como o Instituto São Paulo Contra a Violência, responsável pelo Disque-Denúncia”, conta Marcelo Nery, pesquisador do NEV.

Também sediado em São Paulo, o CEM é outro CEPID que se concentra em estudos sociais. “Temos nos especializado nos estudos sobre desigualdade e as formas de segregação nas metrópoles. Temos estudado, basicamente, os efeitos de fenômenos socioeconômicos e de políticas públicas sobre a desigualdade nos espaços metropolitanos”, explica Marta Arretche, diretora do CEM.

No encontro, foram discutidas possibilidades de aplicação das capacidades dos CEPIDs em trabalhos já desenvolvidos por eles e na criação de novos estudos. Antes da reunião, o CeMEAI já havia iniciado contatos com os outros Centros, realizando estudos preliminares com dados fornecidos pelo CEM e NEV. “Marcelo Nery, do NEV, e Rogério Barbosa, do CEM, forneceram dados para analisarmos. Iniciamos estudos preliminares com os dados do Marcelo, pois já possuíamos ferramentas para processar e analisar tal tipo de dado. Pretendemos agora iniciar estudos envolvendo os dados fornecidos pelo CEM. Essa foi a primeira reunião com os três CEPIDs, reunindo um número expressivo de membros dos três Cepids”, destaca Luis Gustavo Nonato, pesquisador do CeMEAI. Além dele, representaram o Centro os pesquisadores Jorge Bazán e Pablo Rodríguez e o diretor José Alberto Cuminato.

Os representantes dos Centros se mostraram animados depois do encontro. “É importante somar esforços. Os CEPIDs têm diferentes forças e diferentes fraquezas, e a ideia é a gente vir a produzir projetos relevantes com base na cooperação interdisciplinar”, comemora Marta. “É fundamental entender a dinâmica espaço-temporal dos fenômenos e entender quais são os fatores que interferem nessa dinâmica. Então, a união dos CEPIDs nessa perspectiva é fundamental”, complementa Nery.

Nonato também destaca a importância da conexão entre os Centros e cita os desafios da cooperação. “Não é uma interação fácil, porque mesmo a comunicação verbal não é a mesma, o linguajar que a gente usa não é o mesmo que o deles. A expectativa é grande e os desafios ainda maiores, mas acredito que essa união tem um potencial muito grande”, finaliza.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

Mais informações

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn