O 1º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, que começou ontem (8) no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, se baseia no sistema de grupos de estudo para analisar problemas apresentados por seis empresas e tentar resolvê-los. E o estudo destes problemas começou hoje.
Pela manhã, as seis equipes, definidas no primeiro dia, selecionaram e apresentaram as melhores formulações e abordagens que encontraram para seus problemas. Cada time escolheu, democraticamente, as duas melhores abordagens para a sua questão e fez uma pequena apresentação para receber possíveis dicas e críticas dos outros participantes. O período da tarde foi integralmente dedicado ao estudo dos problemas por parte das equipes.
Amanhã, os grupos se reúnem mais uma vez para continuar a resolver os problemas. As reuniões devem durar o dia todo. O Workshop termina na próxima sexta-feira (11).
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.
As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).
Texto: Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI
Foto: Bruno Datan – Assessoria CEPID-CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br