Nesta quarta-feira, 17 de maio, o Prof. Hirotaka Sakaue, da University of Notre Dame, nos Estados Unidos, ministrará palestra no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – prédio da Aeronáutica, em São José dos Campos. Hirotaka é um renomado especialista nas técnicas de tinta sensível à pressão e temperatura.
A palestra Pressure – and Temperature – Sensitive Paints as Interdisciplinary Studyon Aerospace and Chemistry introduz um estudo interdisciplinar sobre mecânica de fluidos experimental e química. Tópicos como imagens luminescentes e controle de escoamento químico serão apresentados. Através da ligação cruzada da imagem luminescente e do controle de escoamento químico, os estudos interdisciplinares do Dr. Sakaue cobrem várias áreas de pesquisas incluindo dinâmica de fluidos, controle de fluxo, energia verde, Engenharia Ambiental e Engenharia Biomédica.
O evento tem o apoio do CEPID-CeMEAI e a pesquisadora Ana Cristina Avelar do IAE-DCTA comentou sobre a importância da apresentação.“Estas técnicas são muito importantes para o entendimento de alguns fenômenos físicos na área Aeroespacial, principalmente no que diz respeito a estudos de ondas de choque e transição de camada limite, mas também para validação de resultados de CFD”.
A palestra terá início às 9h no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – prédio da Aeronáutica, sala 1405. Não é necessária inscrição prévia.
Sobre o palestrante
Hirotaka Sakaue é professor associado do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Mecânica da Universidade de Notre Dame, Estados Unidos. Atuou por mais de dez anos na Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). A licenciatura em Engenharia Biomolecular do Instituto de Tecnologia de Tóquio, Japão, foi concluída em 1996, e MS e PhD em Aeronáutica e Astronáutica, Purdue University em 1999 e 2003, respectivamente.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br