Cerca de 40 estudantes do ICMC participaram nesta manhã de mais uma edição da Feirinha de Problemas, realizada no auditório Professor Luiz Antonio Favaro. A iniciativa quer aproximar os alunos da realidade das empresas. Segundo o coordenador do evento, o professor Edson dos Santos Moreira, do Departamento de Sistemas de Computação e pesquisador do CeMEAI, “a ideia é motivar os alunos com problemas da vida real, com aplicações práticas que eles podem explorar. Eventualmente fazendo a sua própria empresa”.
Dois empresários foram convidados a participar da Feirinha. O primeiro deles, Eugênio Lysei, é diretor de operações e engenharia da Enalta, empresa que atua há 20 anos no ramo da automação agrícola. Ele apresentou dois desafios para os estudantes relacionados às redes móveis e às dificuldades de transmissão de dados do campo para a cidade e elogiou a iniciativa: “É uma das mais louváveis da Universidade de São Paulo para colocar os alunos em contato com os problemas do mundo real. Nossas maiores dificuldades dizem respeito às telecomunicações, à utilização das teorias da computação para a implementação de novos protocolos compatíveis com as nossas necessidades no Agronegócio”.
Depois do Eugênio, quem falou foi o empresário Victor Morandini Stabile, sócio-diretor da Sanca Ventures, incubadora e aceleradora de startups. “Eu trouxe três problemas. Um deles é um conseguir um aplicativo para Smart TV que permita a donos de estabelecimentos mostrarem suas ofertas para os clientes, fazendo também com que anunciantes de fora coloquem publicidade dentro desses estabelecimentos. Outra ideia que nós trouxemos é a de um aplicativo para ensino de línguas – especificamente para aulas de conversação – que conectaria alunos com professores. E o outro problema é uma câmera para monitoramento residencial, para você conseguir instalar fácil na sua casa, conectando na internet para monitorar remotamente o que está acontecendo e o servidor também detectaria movimentos ou atividades anormais na residência e te alertaria com uma notificação no celular.
Os problemas apresentados na Feirinha serão resolvidos pelos alunos no segundo semestre. Entre o público do auditório estava Tales Correia, estudante de Ciências da Computação, que estava animado depois da Feirinha. “É uma oportunidade de você sair um pouco do ideal e ver a aplicação de fato. Pegar por exemplo as limitações do campo e trabalhar para melhorar a situação atual. Pegando um problema real você vê que está ajudando alguém e é muito melhor”, comemora.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.
As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).
Texto: Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI
Fotos: Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.com.br