Recentemente, divulgamos uma pesquisa desenvolvida pelo CEPID-CeMEAI, por intermédio do professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), Edson Moreira, que menciona a utilização dos beacons na comunicação entre veículos, propiciando novos modelos de negócios à beira das rodovias.
A mais recente edição da revista Pesquisa Fapesp traz uma reportagem sobre Trânsito em Rede – sem conexão com a internet, o sistema que está sendo criado permite que veículos troquem informação sobre condição de tráfego em cidades.
O cientista da computação Jó Ueyama, pesquisador do ICMC-USP e também do CEPID-CeMEAI, e o aluno de doutorado Geraldo Pereira são desenvolvedores do sistema e co-autores neste projeto que tem como autor principal Rodolfo Meneguette, pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Catanduva.
“Nossa participação na pesquisa explora a inteligência computacional para detectar congestionamentos. Tal detecção ocorre usando a inteligência computacional nos dados obtidos dos veículos ao seu redor. Por isso, exploramos as comunicações entre veículos para obter tais dados. Consequentemente, a internet não é necessária porque “decidimos” entre os veículos no local se há ou não congestionamento neste lugar e sem consultar a internet”, comentou Ueyama.
Vale a leitura sobre esta nova concepção de veículos com tecnologias que permitem a coleta de informações em tempo real sobre uma série de possibilidades de aplicações e descobertas feitas por nossos pesquisadores.
Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br