Grupo trabalha para melhorar alfabetização em Estatística

Workshop desenvolveu atividades lúdicas para o ensino médio

Entre os dias 24 e 25 de novembro, a biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) sediou o 1º WALE – Workshop de Atividades Lúdicas de Estatística para o Ensino Médio.

O evento faz parte de um trabalho realizado por professores e alunos do grupo de Estatística da USP/São Carlos, coordenados pelo pesquisador Francisco Louzada, do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI).

Segundo o pesquisador, o principal objetivo é melhorar a alfabetização em estatística no país. Para isso, o foco das atividades está na capacitação dos professores e ações de ensino dedicadas aos alunos do ensino médio.

“Até os professores têm dificuldades de acesso a conteúdos que precisam entregar aos estudantes nesta área”, comentou Louzada.

“Montamos um grupo de trabalho dedicado e que já desenvolveu várias atividades. Criamos, por exemplo, um website de apoio aos docentes com material didático digital (software) para introdução de noções básicas de estatística. Deste workshop, será elaborado um kit com atividades lúdicas de motivação aos alunos para que entrem no mundo da estatística de forma criativa e eficiente”, comentou.

No início do próximo ano, todas as ações já estarão sendo colocadas em prática nas escolas de acordo com a previsão de Louzada.

“Tudo se transforma em números e estatísticas que necessitamos entender para aplicar em nossas vidas, como um empréstimo no banco, os riscos de se contrair uma doença, a porcentagem que os municípios arrecadam em impostos e como os repassam, entre outros exemplos. Um país que não investe nesta formação pode sempre ficar à margem em conhecimento e inovações. Tão importante como saber ler e escrever é o aprendizado em Estatística”, finalizou o pesquisador.