ICMC dá início ao curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Série de aulas tem o apoio do CeMEAI

curso obr

Começou no último sábado (9), no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, o curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Robótica, que será disputada entre junho e outubro deste ano.

O curso, voltado a estudantes de qualquer escola pública ou privada, de ensino fundamental, médio ou técnico, é coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). “Os alunos aprendem muito. Aprendem noções de hardware, a montagem do robô, conhecem os sensores existentes e aprendem a parte de programação também”, conta Roseli.

O curso é dividido em quatro sábados e visa fornecer aos alunos os conceitos básicos necessários para tornar mais competitivas as equipes que participarão da Olimpíada. Além do CeMEAI e do ICMC, o Centro de Robótica de São Carlos (CRob) também colabora com o curso, que recebeu mais de 100 inscrições.

“A gente vai trazer alguns kits para que as crianças aprendam a fazer a montagem dos robôs e possam seguir as regras da Olimpíada e aprender um pouco de programação”, explica Adam Moreira, aluno de doutorado do ICMC que participa da organização e também é um dos árbitros da OBR.

As crianças também se mostraram bastante animadas com o primeiro dia do curso. “Na minha escola, a gente mexe desde o 6º ano com a robótica, mas só o básico. Estou gostando bastante da aula de hoje. É um conteúdo de robótica que eu nunca vi na escola, mas é muito interessante e acho que vou me dar bem”, conta Igor Gonçalves, de 13 anos.

O curso continua no próximo sábado (16) nas salas 4-003 e 4-005 do ICMC.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

E-mail:  contatocemeai@icmc.usp.br