Seguem até 15 de maio as inscrições do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). A criação do MECAI está ligada aos projetos do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.
Uma das novidades este ano é a ênfase em Ciência de Dados: Agricultura, Medicina e Infraestrutura. No ano passado, quando foi aberto este tipo de curso na Universidade, o foco era na área da indústria financeira. Outra diferença para a turma aberta em 2014 é que as aulas agora vão ser no campus de São Carlos, e não mais na capital paulista.
O mestrado profissional é o primeiro do país que aborda, de forma abrangente, áreas específicas da matemática, estatística e computação aplicadas à indústria. O objetivo é melhorar a formação dos profissionais e atender à demanda da indústria para proporcionar um avanço em geração de produtos ou aplicação de métodos inovadores, para que as empresas se tornem mais competitivas nacional e internacionalmente. O professor Antonio Castelo Filho, coordenador do MECAI, explica melhor a nova ênfase.
Castelo também fala sobre o que levaria o empresário a se interessar pelo mestrado. “Porque você quer qualificar os seus funcionários. Fazer com que eles possam ter produtividade melhor porque possuem mais conhecimento.”
Quem pode participar do MECAI
Podem participar do processo seletivo alunos graduados em nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística e áreas afins, que estejam atuando profissionalmente na indústria ou que comprovem vínculo com a indústria nos dois anos anteriores ao início do processo seletivo. Os aprovados começam as aulas em agosto deste ano. Elas vão ser às sextas-feiras, no período da tarde, e no sábado, no período da manhã. O mestrado tem dois anos de duração.
Castelo ressalta ainda os resultados que já apareceram antes mesmo da primeira turma estar formada. “Já temos convênio com pelo menos 3 bancos. É lógico que a cada ano a gente pode oferecer uma ênfase diferente ou mais de uma ênfase. Depende. Este em Ciência de Dados com edital aberto foi feito por causa do forte contato que nós temos com a Embrapa. A Embrapa por exemplo pensa em mandar funcionários e até estagiários pra fazer esse mestrado. Em contrapartida podem vir bolsas de estudo.”
Disciplinas do MECAI com ênfase em Ciência de Dados
Serão três disciplinas básicas:
1) Introdução à Ciência da Computação
2) Fundamentos de Matemática Aplicada
3) Probabilidade e Estatística
Há também as específicas da ênfase:
1) Ciência e Mineração de Dados
2) Aprendizado de Máquina
3) Ferramentas de Banco de Dados
4) Gerência de Dados em Larga Escala
5) Visualização Científica
6) Visualização de Dados
7) Processamento de Imagens Digitais
8) Análise de Imagens Digitais
9) Sistemas Complexos I
10) Sistemas Complexos II
11 ) Otimização de Dados Complexos e Aplicações
12) Sistemas Embarcados
13) Tópicos Matemáticos em Análise de Dados I
14) Tópicos Matemáticos em Análise de Dados II
15) Estágio de Pesquisa e Desenvolvimento I
16) Estágio de Pesquisa e Desenvolvimento II
17) Tópicos em Ciências de Dados I
18) Tópicos em Ciências de Dados II
Critérios para admissão
· Análise da formação acadêmica (histórico do curso de graduação e histórico de pós-graduação, se houver)
· Análise do curriculum vitae (atividades acadêmicas, de pesquisa e profissionais)
· Análise do projeto proposto
Outras informações
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o seguinte endereço: http://pgweb.icmc.usp.br.
Mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser obtidos no edital.
Texto: Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI
Denise Casatti – Assessoria ICMC-USP
Vídeo: Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br