IMECC oferece duas atividades nesta quinta-feira

Apresentações serão realizadas no auditório do Instituto

adolfo

Na próxima quinta-feira (23), o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp promoverá duas atividades: uma edição do ciclo de Palestras da Extensão e uma exibição da cIneMatECCa.

Às 13h, o professor Adolfo Maia, do próprio IMECC, será o apresentador da palestra “Música e Probabilidade”. A apresentação faz uma revisão histórica de algumas ideias e modelos do uso da probabilidade em análise musical e composição. A seguir, apresenta alguns trabalhos nesta direção começando com o compositor grego Iannis Xenakis e mostra, quando possível, o modelo de probabilidade subjacente. Finalmente, descreve brevemente um modelo de composição e análise de música como a técnica de síntese granular, usando conjuntamente o software MATLAB para geração de matrizes de grãos de sons, bem como para o cálculo de alguns parâmetros estatísticos de interesse, e o software associado Granular Score para composição de texturas sonoras granulares.

Um pouco mais tarde, às 17h, é a vez da cIneMatECCa. O filme exibido será Enigmas de um Crime (The Oxford Murders), de 2008, baseado na obra do matemático argentino Guillermo Martínez. A história do filme se baseia em um professor e um doutorando da Universidade de Oxford que trabalham juntos para tentar deter uma série de assassinatos aparentemente conectados por símbolos matemáticos.

As duas atividades serão realizadas no auditório do IMECC e são gratuitas. Não é necessário fazer inscrição.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI