IMECC segue recebendo visitas de escolas

Iniciativa é comandada por pesquisadores do CeMEAI
Alunos do Colégio São José dos Padres de Sion visitaram a Unicamp em agosto

A cada mês, o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp recebe alunos de escolas participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O objetivo do projeto “OBMEP da Unicamp” é aproximar os estudantes dos ensinos fundamental e médio do ambiente universitário e promover a matemática e as áreas afins.

No dia 29 de agosto, o Colégio São José dos Padres de Sion, de São Paulo, levou 30 alunos de ensino médio para conhecerem o IMECC e a Unicamp sob a tutela dos professores Lúcio Tunes dos Santos e Laura Rifo, que também são pesquisadores associados ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

Os alunos tiveram a oportunidade de almoçar no bandejão da Unicamp, assistir a uma palestra do professor Lúcio sobre o filme Planolândia e conhecer alguns jogos que envolvem a matemática.

Hoje, foi a vez da Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro, de São José do Rio Pardo, passar pelo OBMEP na Unicamp. Os 28 alunos do nível fundamental fizeram as mesmas atividades que os estudantes do Padres de Sion.

IMG 20180926 105732
Nesta quarta-feira, a visita foi dos alunos da Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro

As duas próximas visitas de escolas ao IMECC já estão marcadas. No dia 24 de outubro, o IMECC receberá a Escola Estadual Profª Suely Maria Cação Ambiel Batista, de Indaiatuba. Em novembro, será a vez da Escola Estadual Prof. João Alvarenga, de Pedreira, participar do projeto.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI