Infinitesimais são o tema do próximo Seminário de Coisas Legais

Apresentação será realizada na próxima sexta-feira (23)

O Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, será o palco da próxima edição do Seminário de Coisas Legais, iniciativa que busca explorar a matemática de uma forma mais informal e divertida.

Na próxima sexta-feira (23), às 13h13, Luan Arjuna, aluno do ICMC, apresentará a palestra “Afinal, o que são infinitesimais?”.

O evento é aberto ao público e não é necessária inscrição prévia.

Confira o resumo da apresentação:

Tratar dx como se fosse um número é provavelmente a maior heresia que você pode cometer em um curso de cálculo. E, ainda assim, as coisas parecem funcionar tão bem quando pensamos em derivadas e integrais como frações e somatórios. Mas por quê?

Neste seminário revelaremos a verdade sobre os infinitesimais. O que são? Onde vivem? Do que se alimentam? E acima de tudo: pode passar o dx multiplicando?