O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp retomará, nesta semana, as atividades do ciclo de palestras “A Terceira Margem”, criado com o objetivo de evidenciar o diálogo existente entre a matemática e as demais expressões do intelecto humano, nas artes, ciências e tecnologias.
Na próxima quinta-feira (15), o professor Jônatas Manzolli, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Unicamp, apresentará a palestra “Do modelo matemático para orquestração aos descritores de áudio: na busca de um diálogo entre música e matemática”.
A apresentação descreve a trajetória do palestrante que, partindo da graduação em Música e do seu mestrado em Matemática Aplicada no IMECC, desenvolveu um diálogo entre essas áreas durante sua carreira acadêmica. O foco é em relatos sobre experiências artísticas nas quais o som, a música, a matemática e os modelos computacionais estiveram em interação.
O auditório do IMECC será o palco do evento, que é aberto ao público e não demanda inscrição prévia. O início da apresentação está previsto para as 13h.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br