O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que contribui para a prevenção e promoção da saúde das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Na quinta-feira (8), representantes do instituto visitaram o Cepid-CeMEAI para conversar com pesquisadores e estudar futuras parcerias que promovam colaborações científicas em benefício das pessoas atendidas pela organização, especialmente no que se refere ao Teste do Pezinho. Sediado na capital paulista, o Instituto é referência em Triagem Neonatal, com o maior laboratório do Brasil em exames realizados.
Anualmente, são mais de 350 mil bebês triados, representando 67% dos nascidos em São Paulo e 82% dos nascidos na capital, com quase 3 milhões de exames realizados todos os anos. A quantidade de dados gerados vai muito além das 50 doenças, muitas delas raras, diagnosticadas nos testes. E é justamente para analisar essa imensidão de números e informações que a união com cientistas de dados pode significar um avanço nos serviços prestados para pessoas com deficiência intelectual.
Os desafios a serem vencidos foram apresentados pelo gerente de ensino e pesquisa do Instituto Jô Clemente (IJC), Edward Yang, que estava acompanhado de André Litmanowicz, conselheiro de Administração, Gustavo Matias, analista sênior de Pesquisa e Desenvolvimento, Luciene Covolan, assessora Científica e Pedro Neves, consultor de Negócios.
Pelo CeMEAI, participaram o diretor José Alberto Cuminato, o gestor Gustavo Blengini Faria e os pesquisadores Cibele Russo Novelli, Francisco Rodrigues, Gleici Castro Perdoná e Adenilso Simão, todos com pesquisas ligadas à área da saúde e que foram apresentadas aos visitantes.
“O CeMEAI tem o propósito de aproximar esses dois mundos, chegar até os problemas e auxiliar pessoas. O nosso foco não é puramente acadêmico, mas especialmente aproximar a academia das soluções com projetos efetivos que possam formalizar esse processo”, disse Cuminato.
Para André Litmanowicz, a proposta desse encontro é dar início a formação de uma Rede de Conhecimento e trazer pesquisa para o atendimento em deficiências intelectuais, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. “Estamos aqui aprendendo e buscando essa troca de conhecimentos que podem ser multiplicados. Vimos aqui essa rede em operação e foi muito importante porque estamos nos estruturando nesse sentido de trabalhar soluções mais colaborativas, como, por exemplo, a participação no Workshop de Soluções Matemáticas, promovido pelo CeMEAI”, ressalta o conselheiro do instituto.
“Ficamos muito felizes de saber que encontramos o que viemos procurar”, finalizou Edward Yang, gerente de ensino e pesquisa do Instituto Jô Clemente (IJC).
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Sobre o Instituto Jô Clemente
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 61 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo www.ijc.org.br.
Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br
Assessoria de Imprensa Instituto Jô Clemente (IJC) – CDI Comunicação
André Dayan (11) 3817-7985 andre.dayan@cdicom.com.br
Thaís Bonanno (11) 3817-7985 thais.bonanno@cdicom.com.br
Alexandre Augusto (11) 3817-7985 alexandre.augusto@cdicom.com.br