Instituto Jô Clemente (IJC) visita CeMEAI em busca de parcerias

A intenção é criar rede de conhecimentos e colaborações científicas

Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que contribui para a prevenção e promoção da saúde das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Na quinta-feira (8), representantes do instituto visitaram o Cepid-CeMEAI para conversar com pesquisadores e estudar futuras parcerias que promovam colaborações científicas em benefício das pessoas atendidas pela organização, especialmente no que se refere ao Teste do Pezinho. Sediado na capital paulista, o Instituto é referência em Triagem Neonatal, com o maior laboratório do Brasil em exames realizados.

Anualmente, são mais de 350 mil bebês triados, representando 67% dos nascidos em São Paulo e 82% dos nascidos na capital, com quase 3 milhões de exames realizados todos os anos. A quantidade de dados gerados vai muito além das 50 doenças, muitas delas raras, diagnosticadas nos testes. E é justamente para analisar essa imensidão de números e informações que a união com cientistas de dados pode significar um avanço nos serviços prestados para pessoas com deficiência intelectual.

Os desafios a serem vencidos foram apresentados pelo gerente de ensino e pesquisa do Instituto Jô Clemente (IJC), Edward Yang, que estava acompanhado de André Litmanowicz, conselheiro de Administração, Gustavo Matias, analista sênior de Pesquisa e Desenvolvimento, Luciene Covolan, assessora Científica e Pedro Neves, consultor de Negócios.

Pelo CeMEAI, participaram o diretor José Alberto Cuminato, o gestor Gustavo Blengini Faria e os pesquisadores Cibele Russo Novelli, Francisco Rodrigues, Gleici Castro Perdoná e Adenilso Simão, todos com pesquisas ligadas à área da saúde e que foram apresentadas aos visitantes.

“O CeMEAI tem o propósito de aproximar esses dois mundos, chegar até os problemas e auxiliar pessoas. O nosso foco não é puramente acadêmico, mas especialmente aproximar a academia das soluções com projetos efetivos que possam formalizar esse processo”, disse Cuminato.

Para André Litmanowicz, a proposta desse encontro é dar início a formação de uma Rede de Conhecimento e trazer pesquisa para o atendimento em deficiências intelectuais, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. “Estamos aqui aprendendo e buscando essa troca de conhecimentos que podem ser multiplicados. Vimos aqui essa rede em operação e foi muito importante porque estamos nos estruturando nesse sentido de trabalhar soluções mais colaborativas, como, por exemplo, a participação no Workshop de Soluções Matemáticas, promovido pelo CeMEAI”, ressalta o conselheiro do instituto.

“Ficamos muito felizes de saber que encontramos o que viemos procurar”, finalizou Edward Yang, gerente de ensino e pesquisa do Instituto Jô Clemente (IJC).

Sobre o Instituto Jô Clemente

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 61 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo www.ijc.org.br.

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Assessoria de Imprensa Instituto Jô Clemente (IJC) – CDI Comunicação