Discutir pesquisas matemáticas na mesa de um bar ou restaurante! Se pra você isso parece estranho, não o é para os países que já fazem parte do Pint of Science Festival 2015. E o Brasil vai entrar nessa novidade. Pela primeira vez participa do Pint of Science. O evento vai ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de maio em São Carlos. Vários pesquisadores incluindo os que têm projetos no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) vão bater um papo sobre ciências com a comunidade. No Brasil, o Pint of Science Festival é promovido pelo ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos).
Temas:
Serão 6 mesas de discussão, duas a cada noite, em dois pontos da cidade, simultaneamente. Os temas são:
– A Tecnologia na educação e a educação para a tecnologia
– O conhecimento livre e a oportunidade de compartilhar boas ideias
– A diversão matemática e algumas brincadeiras para calcular
– A inclusão social pela matemática e a economia solidária
– A Inovação em ciências matemáticas e as ciências matemáticas para a inovação
– A era da Robótica e seus impactos na sociedade
A mesa do CEPID-CeMEAI
O professor e pesquisador Francisco Louzada, do CEPID-CeMEAI, coordena a mesa de discussão que tem como tema a inovação em ciências matemáticas. Cada coordenador – que é um professor do ICMC – tem direito a convidar outros pesquisadores para a discussão. E como haverá público leigo, a ideia é não seguir o padrão tradicional das palestras e seminários acadêmicos.
“O festival tem a oportunidade de estar levando até os bares e à comunidade temas diversos relativos à Ciência. No nosso caso específico vamos levar a discussão sobre inovação em Ciências Matemáticas, que envolve estatística, matemática aplicada e computação aplicadas à problemas industriais. A ideia é mostrar o podemos fazer pra melhorar as empresas brasileiras, as instituições, as pesquisas em desenvolvimento, com um arcabouço matemático ligado a uma equipe de excelência”, conclui Louzada.
Outros países têm participado do Pint of Science Festival: Inglaterra, Irlanda, França, Itália, Estados Unidos, Austrália, Espanha e Alemanha.
Onde serão as mesas de discussão
Os dois locais em São Carlos para as mesas de discussão serão o Mosaico Restaurante e o Café da Sete. O endereço do Mosaico é Rua Aquidaban, 1342, no centro. Já o Café da Sete fica na rua Sete de Setembro, 1440, também no centro.
Mas as vagas são limitadas. Para ter mais detalhes, acesse o site do evento: http://posbrazil.wix.com/posbrazil
Mais sobre o projeto Pint of Science Festival
O evento surgiu em 2012 em Londres, quando dois cientistas do Imperial College of London (Michael Motskin e Praveen Paul) organizaram um encontro de pesquisadores. Eles reuniram pessoas portadoras do mal de Parkinson e do Alzheimer, porque pesquisam as doenças e gostariam de compartilhar os estudos com a comunidade. Como o encontro teve repercussão, eles o batizaram de Pint of Science e passaram a realizar anualmente pra aproximar cientistas da população.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial. As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais.
As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Avaliação de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).
Texto: Carla Monte Rey
Vídeo: Leonardo Zacarin
Assessoria CEPID-CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br