MECAI, o mestrado da USP que conecta você com o mercado de trabalho

Últimos dias para se inscrever. Em 2023, curso terá ênfase em Ciência de Dados

Restam poucos dias para você se inscrever no Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (PPG-MECAI), com aulas presenciais, às sextas-feiras, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP/São Carlos.
Em 2023, a ênfase do curso, destinado a quem já está no mercado de trabalho, é em Ciência de Dados.

“Podem participar interessados em aprofundar suas carreiras acadêmicas e profissional”, convida o coordenador, Fabrício Simeoni de Sousa. “A nossa missão é impulsionar o setor produtivo, através da formação de mão de obra especializada e da promoção da integração entre a universidade e a indústria”.

Muitos são os resultados positivos acumulados até aqui e com grandes contribuições deixadas por alunos egressos.

É o caso da dissertação do aluno Felipe Lourenço, defendida em 2019. Em seu trabalho, orientado pela professora Maristela Oliveira dos Santos, ele concluiu que é possível reduzir em até 40% os custos de impostos que as empresas exportadoras de commodities devem pagar.

Veja nessa reportagem:

“Antes de começar o MECAI, a gente tinha uma forma de pensar. No decorrer do curso, já percebi que dava para fazer o meu trabalho de outra forma. Abre a mente e força a gente a encontrar uma solução melhor para cada situação que nos deparamos no dia a dia”, disse Felipe.

“Trazer a Matemática, Estatística e Computação para o mundo real é o grande diferencial desse curso”, complementou Maristela.

O aluno Daniel de Oliveira Caires também falou sobre sua experiência no MECAI. “A infraestrutura oferecida é ótima e o corpo docente, altamente qualificado. Ao longo do programa, tive a oportunidade de participar de diversos projetos e o mais interessante é que somos motivados a trazer problemas que enfrentamos nas empresas e com o apoio dos professores, chegamos a soluções inovadoras”.

O MECAI está ligado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC e ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão – Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID/CeMEAI), financiado pela Fapesp, cujo um dos objetivos é o estreitamento entre a academia e o setor produtivo.

Avaliação CAPES

O programa passou pela primeira avaliação completa feita pela CAPES no quadriênio 2017-2020, obtendo nota 4, sendo que a nota máxima para programas profissionais avaliados pela CAPES é 5. A avaliação positiva da CAPES mostra o crescimento e o reconhecimento da excelência do programa em âmbito nacional.

O coordenador FabrÍcio lembra que essa foi a primeira avaliação quadrienal completa do programa. “Por ter sido criado em 2013, o programa não passou por uma avaliação completa no quadriênio 2013-2016, permanecendo com nota 3. O mais recente resultado foi bastante positivo. A nota 4 é o máximo que poderíamos alcançar nessa avaliação, já que não é possível avançar dois níveis de uma vez”, comentou.

Ainda segundo ele, o programa recebeu avaliação “muito bom” em quase todos os quesitos avaliados. “É um indicativo de que temos potencial para aumentar a nota para 5 na próxima avaliação quadrienal e atingir o patamar máximo para programas profissionais. Foram destacados como pontos positivos a quantidade e qualidade dos trabalhos de conclusão, com resultados relevantes para um programa profissional, como publicações, desenvolvimento de produtos e transferência de tecnologia para o setor produtivo. Também foi destacado que a maioria dos trabalhos de conclusão trazem diversidade de aplicações em problemas nos ambientes de trabalho dos alunos, cumprindo com os objetivos do programa”.

Como ser um aluno do MECAI

Para esta turma, as inscrições seguem abertas até às 16h do dia 10 de maio. Serão disponibilizadas 20 vagas de ampla concorrência. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site do ICMC, na seção de Pós-Graduação.

O MECAI não cobra mensalidades. O único investimento necessário é a taxa de inscrição no processo seletivo, no valor de R$ 214,00, que deverá ser paga através de boleto enviado ao e-mail cadastrado no momento da candidatura.

Todos os detalhes do processo seletivo, dos critérios para isenção da taxa e dos critérios de seleção estão disponíveis no edital do MECAI.

Inscreva-se e boa sorte!

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira
Assessoria de Comunicação – CeMEAI