O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) sediou, nos últimos dias 13 e 14 de fevereiro, a primeira edição do Workshop Matemática e Indústria. O evento foi organizado pelo próprio Instituto em parceria com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).
O Workshop teve como objetivo principal incentivar o diálogo entre as instituições organizadoras e o setor produtivo, em particular com as áreas de energia e de finanças, apresentando ferramentas matemáticas existentes para resolução de problemas concretos da indústria.
Na quinta-feira (13), o foco do Workshop foram as áreas de petróleo e energia. O CeMEAI foi apresentado aos participantes do evento pelo diretor José Alberto Cuminato. Além dele, representaram o Centro os pesquisadores Luis Gustavo Nonato, que falou sobre a utilização da Ciência de Dados na melhoria de políticas públicas na área da segurança, Francisco Louzada, que comentou o desenvolvimento de metodologias e métricas de confiabilidade de equipamentos de construção de poços, Fabrício Simeoni de Sousa, que apresentou um trabalho de métodos multiescala para a simulação de escoamentos incompressíveis em reservatórios carstificados, e Claudia Sagastizábal, que falou sobre respostas da matemática industrial à gestão de riscos em ambiente competitivo.
O primeiro dia de evento também recebeu representantes de instituições como Petrobras, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além do IMPA.
A sexta-feira (14) foi voltada a trabalhos relacionados a ciências matemáticas, finanças e mercado. Os professores André Carvalho e Tiago Pereira foram os representantes do CeMEAI – a apresentação de Carvalho abordou a Ciência de Dados e o aprendizado de máquina, enquanto Pereira falou sobre a revelação de transições críticas a partir de dados. Membros da Stone.Co, da Hurb, da McKinsey & Company e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) também participaram das apresentações do segundo dia do workshop.
Depois das exposições, todos os participantes se reuniram para discutir os problemas levantados. “Essa interação entre academia e indústria é muito importante. Assim como acontece nos workshops do CeMEAI, a experiência neste evento do IMPA foi muito boa para todas as partes”, comemora Louzada. “Esperamos que surjam cada vez mais eventos deste tipo no Brasil para popularizar as ciências matemáticas e encontrar cada vez mais aplicações práticas que causem impacto na vida das pessoas”, finaliza.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br