Meninas na Computação: o protagonismo é delas!

TechSchool premia talentos e melhores apps desenvolvidos em 2023

A Technovation Summer School for Girls (TechSchool) chegou, em 2023, a sua quinta edição, atendendo 75 meninas de 08 a 18 anos de todo país, sendo 80% de escolas públicas e 20% da rede privada de ensino. A iniciativa é a principal atividade do Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE) que nasceu para que mulheres sejam apoiadas e possam se tornar protagonistas na produção de conhecimento científico e tecnológico.

Aplicando métodos inovadores e criando competências para que as participantes possam contextualizar e desenvolver aplicativos móveis (apps) que ajudem a solucionar problemas da comunidade, a TechSchool – como é chamada, tem coordenação da Prof. Kalinka Castelo, do ICMC/USP-São Carlos e pesquisadora principal do CEPID-CeMEAI, um forte apoiador do projeto.

Nesta entrevista, Kalinka falou sobre a importância desse trabalho realizado por ela de forma voluntária, dentro dos cursos de extensão do ICMC.

5ª edição da TechSchool

No dia 29 de abril foi realizado o encerramento desta edição, com premiação dos melhores apps desenvolvidos. No canal do YouTube, quinze grupos, nas categorias iniciante, sênior e júnior, apresentaram a tecnologia desenvolvida desde março e também foram conhecidos os projetos vencedores.

O trabalho vencedor da categoria Sênior e denominado “Doadores Valentes”, já ganhou inúmeras reportagens pelo país por sua relevância social. Desenvolvido por alunas do Distrito Federal, Bahia, Roraima e Maranhão, o app incentiva a doação de sangue por meio de gamificação, usando elementos de jogos e pontos para atingir o objetivo. “A ideia é tornar a experiência de doação de sangue divertida, desafiadora e gratificante para os usuários, por meio de gamificação e recursos exclusivos, como informações sobre o processo de doação, mapa, calendário, ranking, quiz de perguntas e outras funcionalidades”, disse Nathalia Macena, uma das integrantes do grupo.

Desde que foi criado, o projeto Technovation Summer School for Girls (TechSchool), já impactou mais de 450 meninas. Todos os anos, as participantes da escola de verão são estimuladas a levarem suas ideias para a Technovation Girls, competição global de tecnologia para alunas do ensino fundamental e médio, em que devem apresentar um aplicativo.

Na edição de 2021 da iniciativa internacional, uma das equipes conquistou o primeiro lugar na modalidade júnior da regional da América Latina, surpreendendo os jurados com o aplicativo batizado de Diana, em homenagem à personagem da Mulher Maravilha, cujo objetivo era ajudar mulheres a saírem da condição de violência doméstica.

O projeto já recebeu vários reconhecimentos e prêmios, foi para a final da categoria Iniciativa de maior impacto, do Women in Tech Brazil Awards, premiação criada para reconhecer atividades que promovem a igualdade de gênero na área de tecnologia.

“As meninas têm que ter a experiência e sentir o que é a matemática e o que é a tecnologia, a ciência como um todo – seja ela qual for. Essas meninas passam também a serem replicadoras e, com isso, a gente tem mais meninas empoderadas e a gente tem mais meninas que vão fazer parte desse universo das exatas”, comentou Kalinka.

Além do CeMEAI, o projeto conta com apoio das empresas Logicalis, SAS Brasil, Nic Br, Siena, Bulbine Program e Instituto Inova.

Para entrar em contato: technovation.summer.school@gmail.com

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Mais informações: