CeMEAI

Mestrado Profissional do CeMEAI tem novo coordenador

Professor Luis Gustavo Nonato fica na função até 2017

nonato

Desde o último dia 23 de novembro, o professor Luis Gustavo Nonato, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, é o novo coordenador do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), programa ligado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). Após eleição realizada pela comissão coordenadora do programa, Nonato foi o escolhido para suceder o professor Antonio Castelo Filho.

O MECAI é o primeiro mestrado profissional do país que aborda, de forma abrangente, áreas específicas da matemática, estatística e computação aplicadas à indústria. O objetivo é melhorar a formação dos profissionais e atender à demanda da indústria para proporcionar um avanço em geração de produtos ou aplicação de métodos inovadores, para que as empresas se tornem mais competitivas nacional e internacionalmente. “Nós queremos identificar, no mercado, quais são as carências de profissionais, para que a gente dê o treinamento adequado”, declara o professor Nonato.

Atualmente, o MECAI conta com duas ênfases ativas: uma voltada para o mercado financeiro e a outra voltada à ciência dos dados. Nonato quer expandir o programa com o fechamento de novos convênios. “O que eu pretendo fazer é uma divulgação mais intensa do mestrado profissional, tentando fomentar parcerias que sejam mais duradouras com empresas e outros setores, como a área médica, a área industrial e até na indústria agrícola”, explica.

O mandato tem duração de dois anos e termina em novembro de 2017. Neste período, a professora Ellen Francine Barbosa será a suplente de Nonato na coordenação do MECAI.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEAI

Mais informações

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609 

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn