CeMEAI

Metodologia PBL é aprimorada nas aulas de Estatística

Coordenação neste semestre é da pesquisadora Mariana Curi

Depois de uma experiência de sucesso no primeiro semestre deste ano, a metodologia PBL – Problem Based Learning – segue apresentando resultados positivos também no segundo semestre. A coordenação neste período é da professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP/São Carlos e da pesquisadora do CEPID-CeMEAI Mariana Curi.

Alunos que cursam a disciplina optativa Tópicos Especiais em Estatística Aplicada vivenciam a experiência que traz para a sala de aula uma estrutura interdisciplinar onde a partir de casos específicos apresentados aos estudantes, o objetivo é identificar, investigar, debater, interpretar e produzir possíveis justificações, soluções e recomendações para problemas da disciplina.

A iniciativa do SME, Coordenação do Bacharelado em Estatística e do CEPID-CeMEAI conta agora com a participação da empresa Guten Educação e Tecnologia que oferece conteúdos e softwares para educação.

No final de novembro deste ano, os estudantes devem apresentar à empresa os resultados finais de dois estudos. O primeiro visa analisar o grau de concordância entre professores e linguistas sobre o grau de dificuldade de textos não-ficcionais. O outro desafio envolve a criação de classificadores automáticos também relacionados à dificuldade de texto, trabalhando métodos estatísticos e da ciência da computação.

Assista ao vídeo: 

Saiba mais sobre este trabalho que no primeiro semestre foi coordenado pelos professores Francisco Louzada e Katiane Silva Conceição.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

Mais informações

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn