Prof. Helio S. Migon (UFRJ)
Resumo:
A Modelagem dinâmica e previsão Bayesiana de séries temporais é uma das mais importantes áreas surgidas no final do século passado.
Tem como ponto de partida os modelos de regressão. A inclusão de uma evolução temporal dos parâmetros da regressão dão origem a uma ampla classe de modelos incluindo vários temas da estatística moderna. (ver Migon, H.S et al,Handbook ofStatistics Vol 25, Cap. 19, 553-588, 2006. e também Pole West e Harrison, 1994).
Ementa:
1. Introdução aos modelos dinâmicos.
2. Modelos dinâmicos lineares.
3. Aspectos teóricos de modelos dinâmicos de séries temporais.
4. Modelos polinomiais, sazonais e de regressão.
5. Monitoramento e intervenção.
6. Tópicos especiais: MLG dinâmicos, Modelos Hierárquicos dinâmicos.
7. Exemplos: Chuva-vazão, propaganda em TV, tábuas de mortalidade, modelos de credibilidade dinâmico etc.
Período de Realização do Curso:
09 de julho a 14 de julho de 2018.
Horário: das 08:00 às 12:00
Local: ICMC/USP (salas do bloco 3).
Critério de Aprovação: 85% de frequência.
Público-Alvo: Alunos do último ano de graduação e pós-graduandos.
Nº de vagas: 20
Período de Inscrição: 10/05/2018 a 10/06/2018.
Clique aqui para fazer sua inscrição
Critérios de Seleção:
Realizar a inscrição e enviar para o email contatocemeai@icmc.usp.br os seguintes documentos para análise:
– Currículo Vitae ou Currículo Lattes.
– Declaração assinada pelo orientador e aluno: Orientador deve informar na declaração concordância com a participação do aluno, informando que o aluno tem o comprometimento de realizar o curso, caso tenha sua inscrição deferida.
Observação:
A inscrição dos participantes no Workshop de Soluções Matemáticas a ser realizado no período de 16 à 20 de julho não é obrigatória, mas recomendável. No Workshop onde serão colocadas em prática as técnicas apresentadas no curso.
Para inscrição no Workshop de Soluções Matemáticas, acesse:
http://www.cemeai.icmc.usp.br/4WSMPI/
Auxílios:
Alunos de fora de São Carlos que participem da Escola Matemática (09 à 14 de julho) e que também participem do Workshop de Soluções Matemáticas que será realizado na semana seguinte (16 à 20 de julho), poderão solicitar auxílio para despesas durante o período. Para mais informações sobre as possibilidades de apoio, envie mensagem com assunto “Apoio para participação na Escola de Matemática e Workshop de Soluções para Problemas Industriais” para contatocemeai@icmc.usp.br
entos acima informados devem ser enviados para o email contatocemeai@icmc.usp.br até o dia 10/06/2018, data de encerramento das inscrições.