II Escola de Matemática Aplicada

3 a 8/7/2017

ICMC/USP

A Escola de Matemática Aplicada tem como principal objetivo apresentar um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem, juntamente com um problema real para que os estudantes possam experimentar por eles mesmos o processo de entender, formular e resolver um problema prático. Como tem sido bastante comum em outros centros, por exemplo, no OCIAM em Oxford, realiza-se uma Escola de modelagem na semana anterior ao Workshop para proporcionar aos alunos de Pós-graduação, como treinamento para o evento da semana posterior.

Nessa Escola são apresentados problemas reais já estudados em ocasiões anteriores para os quais se tem uma boa base de conhecimento e os alunos trabalham durante uma semana, guiados pelo tutor na solução ou estudo desses problemas. Com isso espera-se que esses alunos estejam mais bem preparados para o workshop a seguir e possam contribuir de maneira efetiva para a solução dos problemas reais a serem trabalhados.

Será realizada a apresentação de três problemas industriais já estudados em outras oportunidades, para os quais já se tem um bom corpo de conhecimentos e que serão apresentados aos alunos participantes para treinamento de habilidades como: Trabalho em grupo, aplicações dos conhecimentos teóricos num problema real, interlocução com outras especialidades, (nesse caso representado pelo tutor). Durante uma semana o trabalho será prático e dedicado à solução dos problemas para os quais os alunos se inscreveram. A ideia é que cada aluno frequente um curso. Esse arranjo tem por objetivo colocar o aluno frente a uma atividade da qual ele tem pouco conhecimento, mas que ao final da semana terá absorvido conhecimentos suficientes para contribuir com a solução. Pretendemos com isto despertar no aluno sua capacidade de enfrentar novos desafios, o que em geral não é incentivado pelos programas de Pós-graduação, onde cada um preocupa-se apenas em resolver seu problema.

Horário Curso
até
12:00 Métodos Multi-Escala para a Simulação Numérica de Reservatórios de Petróleo
Luis Felipe Feres Pereira
até
18:00 An Introduction To Data-Driven Modelling & Graph Clustering
Dante Conti
Mathematical modelling of infection dynamics
Osvaldo Anacleto
As inscrições são gratuitas. Para se inscrever acesse:
– Métodos Multi-Escala para a Simulação Numérica de Reservatórios de Petróleo [ementa] [inscrição até 15/5]
– An Introduction To Data-Driven Modelling & Graph Clustering [ementa] [inscrições prorrogadas até 10/6]
– Mathematical modelling of infection dynamics [ementa] [inscrições prorrogadas até 10/6]

Importante: A inscrição não garante a vaga. Observar os critérios de seleção.

Critérios de Seleção
Após efetuar inscrição no Sistema Apolo, enviar para o email contatocemeai@icmc.usp.br, os seguintes documentos para análise:
– Currículo Vitae
– Declaração assinada pelo orientador e aluno:
Orientador deve informar na declaração concordância com a participação do aluno, informando que o aluno tem o comprometimento de realizar o curso, caso tenha sua inscrição deferida.

O CeMEAI receberá os documentos para a seleção até o último dia previsto para as inscrições de cada curso.

Confirmação de Vagas:
01/06/2017 – Métodos Multi-Escala para a Simulação Numérica de Reservatórios de Petróleo
14/06/2017 – An Introduction To Data-Driven Modelling & Graph Clustering
14/06/2017 – Mathematical modelling of infection dynamics

Público Alvo: Pós graduação na área de Matemática, Matemática Aplicada e computacional e Computação.

Auxílios:
Alunos de fora de São Carlos que participarem da Escola Matemática (03 à 08 de julho) e que também participem do Workshop de Soluções Matemáticas que será realizado na semana seguinte (10 à 14 de julho), poderão solicitar apoio financeiro para auxílio para despesas durante o período. Para mais informações sobre as possibilidades de apoio, envie mensagem com assunto “Apoio para participação na Escola de Matemática e Workshop de Soluções para Problemas Industriais” para contatocemeai@icmc.usp.br
Para mais informações sobre o III Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais acesse o link.