Oportunidade de Pós-Graduação à distância na Universidade do Porto

Curso oferece capacitação em Big Data, Data Mining e Business Intelligence

A Porto Business School, da Universidade do Porto, uma das mais conceituadas instituições de Portugal, está oferecendo a oportunidade de ensino à distância com a Pós-Graduação Business Intelligence & Analytics, direcionada a interessados na crescente procura por programas nas áreas de Big Data, Data Mining e Business Intelligence.

Um dos coordenadores do programa é o professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) André Carlos Ponce de Leon Carvalho, também pesquisador do CEPID-CeMEAI.

A terceira edição do curso terá início no dia 24 de fevereiro. O primeiro trimestre objetiva contextualizar os sistemas de BI&A na gestão atual, adquirir competências de desenvolvimento de projetos de BI&A com base em tecnologias que fazem parte do mainstream da área e ainda ter um primeiro contato com os desafios e as tendências de futuro.

No segundo trimestre aprofundam-se alguns destes tópicos com aplicações mais avançadas. E o terceiro trimestre visa apresentar as tendências de futuro e realizar um projeto unificador que permite a aplicação prática de uma parte significativa dos temas discutidos no programa.

Segundo Carvalho, esse curso, pela sua estrutura curricular e qualificação do seu corpo docente, associados à reputação da Universidade do Porto, vai oferecer uma formação inovadora na área.

O processo de seleção exige baixar o boletim de candidatura no site da escola e enviá-lo junto à certidão de licenciatura e ao curriculum vitae para o e-mail pgbia@pbs.up.pt.

Há bolsas disponíveis para alunos internacionais.

Sobre a Porto Business School

A Porto Business School tem como missão a melhoria da qualidade da gestão através de programas avançados de pós-graduação, programas desenvolvidos à medida para as empresas, parcerias corporativas, investigação aplicada e consultoria.

É uma instituição que nasceu fruto da colaboração de grandes empresas portuguesas. Atualmente, estas empresas e muitas outras associadas ao projeto constituem-se num órgão de gestão, a Associação Porto Business School / U. Porto, ao qual a Porto Business School reporta, garantindo assim o alinhamento entre a missão e as necessidades das empresas. Simultaneamente, a Escola pertence à Universidade do Porto, uma das maiores e melhores universidades portuguesas, beneficiando da partilha do seu corpo docente.

Nos programas desenvolvidos, os docentes têm fortes ligações ao mundo empresarial, expondo os alunos a novos desafios empresariais, às melhores práticas da indústria, novas tendências e modelos de negócio de vanguarda.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI