Parceria auxilia São Carlos em políticas para moradores de rua

Pesquisadores utilizam a matemática para análise das informações

A Prefeitura de São Carlos em parceria com pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) realizam um projeto para entender o perfil de moradores em situação de rua. Após um censo com cerca de duzentas destas pessoas, os dados irão receber análise matemática que poderão contribuir com políticas públicas para essa população.

O coordenador do projeto é o pesquisador do CeMEAI e professor do ICMC, Alexandre Delbem. “Precisamos entender todos os processos deste sistema complexo e em conjunto, desenvolver as ferramentas matemáticas que podem esclarecer aspectos importantes e colaborar nas políticas”, disse.

Para a secretária de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, Glaziela Solfa Marques, comentou os benefícios da parceria. “Este trabalho com a universidade gera economia de recursos, são processos que faríamos de uma outra forma e agora estão sendo digitalizados, com uma análise diferenciada e trazer a área da matemática, de informações de dados com essa realidade social tem sido muito interessante e tem mostrado esse lado de que essa junção de saberes pode ser potente”.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.