CeMEAI

Pesquisador de CeMEAI vence prêmio Zeferino Vaz, da Unicamp

Carlile Lavor foi reconhecido por suas contribuições em ensino, pesquisa e extensão na universidade
“Não é boa ideia esperar reconhecimento, mas quando vem ficamos felizes”, disse o docente, sobre a premiação | Foto: Reprodução

Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador principal do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), Carlile Lavor, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), foi um dos premiados na edição 2024 do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz. A distinção é concedida anualmente aos docentes que se destacaram nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista sua contribuição à instituição e à sociedade. O nome do prêmio homenageia o legado do professor Zeferino Vaz, fundador e primeiro reitor da universidade. 

A metodologia de avaliação do Prêmio Zeferino Vaz se dá por meio da análise dos relatórios de atividades dos docentes. Usualmente, a cada cinco anos, os professores da instituição devem preparar esse documento e submetê-lo para aprovação da Congregação da Unidade. Na premiação em questão, são considerados os últimos dois relatórios aprovados, ou seja, a avaliação se debruça sobre os dez anos mais recentes da atuação do professor. No caso de docentes com menos tempo de admissão, é considerado um período proporcional nos relatórios. 

A avaliação é feita por uma Comissão de Especialistas composta por três membros titulares e três suplentes, todos externos à Unicamp. A banca considera principalmente a produção acadêmica no conjunto das atividades de docência, incluindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão, expressas numa base anual, demonstrando indicadores de progresso entre os períodos. 

Carlile, que pesquisa na linha de Otimização e Pesquisa Operacional do CeMEAI, se destaca, nos últimos dez anos, pelas atividades em produção científica e em gestão acadêmica, incluindo sua passagem como presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) entre 2018 e 2019.

“Foi um período muito interessante da minha vida que me possibilitou conhecer um pouco mais da matemática aplicada de todo o país. A gente sai um pouco do nosso instituto, da nossa vida no cotidiano local e passa a conhecer pessoas de outras áreas e com visões diferentes. Eu acho que essa contribuição também teve um peso”, avalia Carlile. 

Outro importante destaque da carreira do pesquisador foi o reconhecimento no Prêmio Elon Lages Lima, em 2021, com o trabalho Álgebra Geométrica e Aplicações, desenvolvido junto dos pesquisadores Leandro Augusto Frata Fernandes e Manuel Menezes de Oliveira Neto. A honraria é uma iniciativa da SBMAC em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

Assessoria de Comunicação do CeMEAI

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn