CeMEAI

Pesquisador do CeMEAI orienta trabalho agraciado no Prêmio Capes de Tese 2023

João Paulo Papa foi o mentor de pesquisa que recebeu Menção Honrosa na área de Ciência da Computação
Foto: Divulgação – Pesquisador João Paulo Papa, do CeMEAI, orientou trabalho agraciado no Prêmio Capes de Tese

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) foi protagonista de uma Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2023. O pesquisador João Paulo Papa orientou trabalho de doutorado em destaque na área de Ciência da Computação ao longo do último ano. Criada há oito anos, a honraria é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright. 

Dentre os prêmios para a área de Ciência da Computação, foi reconhecido o trabalho do paulista Gustavo Henrique de Rosa, natural de Botucatu. O Engenheiro de Pesquisa na Microsoft Research realizou seu Doutorado com Papa no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação na UNESP, em Bauru. 

Sua tese, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), é intitulada “Aprendizado adversarial em processamento de linguagem natural” e recebeu apoio do CeMEAI.  

“Quando decidimos esse tema, em 2019, estávamos percebendo que as técnicas de processamento de linguagem natural estavam atingindo um outro patamar. Era a época em que os transformadores tinham sido recentemente lançados. Ainda não havia norte na capacidade dessa arquitetura. Por outro lado, percebemos o sucesso das Redes Adversárias Generativas (GANs), que sintetizam imagens e imitam qualquer distribuição de dados. Então, acredito que foi um choque para a comunidade quando nos propusemos a produzir dados artificiais”, expõe Rosa sobre a proposta de sua obra. 

Foto: Arquivo Pessoal – Gustavo Henrique de Rosa, da UNESP, ganhou Menção Honrosa em Ciência da Computação no Prêmio Capes de Tese 2023

“Nós pensamos: ‘Se considerarmos o espaço de texto e a tarefa que recebia os holofotes na época, a geração de texto, como podemos modelar isso?’ Pensamos, então, em usar textos verdadeiros e fictícios, que não fizessem sentido e se afastassem muito do comportamento que quisesse aprender, e calcular a similaridade entre eles de forma a oferecer para a rede como exemplos de aprendizados adversariais. Então, a ideia é incorporar esse conceito no treinamento. Por exemplo, se o texto que você está gerando não faz muito sentido, então precisamos deslocar o treinamento para que ele volte a pertencer aos dados dessa mesma rede de treinamento. A ideia disso é justamente melhorar a robustez da rede e incorporar conhecimento relacionado à preocupação com essas redes geradoras, que são grandes fontes de disseminação de informações falsas. Então, precisávamos melhorar a compreensão delas e começar a usá-las de uma maneira mais ética e responsável”, completa o pesquisador de 30 anos. 

Os critérios de eleição das Menções Honrosas do Prêmio Capes de Tese consideram a originalidade e a relevância para o meio científico, tecnológico, social e cultural, além da metodologia utilizada. A edição atual teve 1.469 trabalhos inscritos, o maior número desde sua criação.

Ser coroado em uma das principais iniciativas da área acadêmica e científica é uma realização que o próprio Gustavo tem muito orgulho de descrever. 

“‘Realização’ é a principal palavra que consigo elencar, porque coroa todo o trabalho que fizemos nesses últimos anos. É muito bom saber que todas as noites mal dormidas, finais de semanas perdidos em busca de publicar artigos, escrever a tese, valeram a pena. É uma realização, estou muito feliz. É muito gratificante mostrar que se faz Ciência no Brasil, que temos ótimas universidades, temos ótimos centros de pesquisa. Temos lugar, sim, para sentarmos nas mesas de discussão e poder retribuir à comunidade tudo o que ela nos proporcionou”, opina. 

Responsável pela orientação da tese, o professor João Paulo Papa completa sobre a grandiosidade da ideia do ex-aluno de Doutorado na UNESP e reconhece que o trabalho serviu e continuará guiando inúmeros projetos na área. 

“A grande contribuição do trabalho do Gustavo foi na área de geração de texto artificial, utilizando técnicas de aprendizado de máquina. Com a grande popularidade das chamadas técnicas de IA generativas, como ChatGPT, este é um assunto que está bastante em alta. O trabalho dele propôs uma nova metodologia para a geração destes textos artificiais utilizando redes neurais siamesas. Só para se ter noção, depois da apresentação da tese, nós publicamos uma revisão sistemática de literatura em uma das mais importantes revistas da área, a Pattern Recognition”, conta o pesquisador associado do CeMEAI.

Está programado que Rosa receba Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2023 de maneira presencial em dezembro na sede da fundação, em Brasília.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn