CeMEAI

Pesquisador sueco chega ao Brasil a convite do CeMEAI

Michael Vynnycky fica no país até agosto

Já está no Brasil o pesquisador sueco Michael Vynnycky. Ele é o atual chefe da Divisão de Fundição de Metais do Departamento de Ciência dos Materiais e Engenharia no Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo e também é professor de mecânica dos fluidos. Vynnycky é autor de mais de 80 publicações em periódicos e mais de 20 artigos revisados em conferências internacionais. 

As pesquisas feitas por ele focam o desenvolvimento, a análise e a solução numérica de modelos matemáticos para aplicações de energia, processos industriais e fenômenos naturais. Entre as aplicações de energia estão: células de combustível, baterias de íon de lítio e células de fluxo redox vanádio. Nas aplicações em processos industriais, podemos destacar: decapagem eletrolítica de aço, fundição de metais, liofilização e P3P (perspectiva de 3 pontos) em imagens por câmera. E nas aplicações em fenômenos naturais: a convecção no manto da Terra, a subida do diapirs na crosta da Terra, o efeito Mpemba (congelamento de água quente mais rapidamente do que a água fria) e o fluxo de cristais líquidos esméticos. Em todos os casos, a ideia principal é utilizar a análise assimptótica para reduzir os modelos para uma formulação que é menos computacionalmente intensiva sem sacrificar a física essencial do problema original.

Michael Vynnycky fica no Brasil a convite do CeMEAI até o dia 5 de agosto.

 

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial. As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. 

As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Avaliação de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software. 

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

 

Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI

 

Mais informações

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn