Começaram neste mês as atividades do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) na Unicamp, sob a coordenação da professora Laura Rifo, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).
Associado ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), o POTI é um programa que visa preparar alunos de ensino básico para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM) e das Escolas Públicas (OBMEP) e é organizado a nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
O polo da Unicamp tem quase 120 alunos inscritos, sendo a maioria de escolas públicas da região. As atividades ocorrerão todo sábado de manhã, até 20 de outubro, e contam com o apoio de alunos da Licenciatura em Matemática, com bolsa SAE, PICME ou voluntariamente, e alunos dos diversos cursos de pós-graduação do IMECC, Matemática, Matemática Aplicada, PROFMAT, e do PECIM. A logística do polo recebe apoio do DLIE, do IMECC e do CeMEAI.
Para mais informações, acesse a página do programa.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br