A pesquisadora da Unicamp e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), Claudia Sagastizábal, é uma das mulheres cientistas a ter o trabalho reconhecido e premiado pelo Kirk Distinguished Visiting Fellowship , programa do Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences.
O programa fornece financiamento para acolher no instituto matemáticos seniores por áreas distintas de pesquisa, escolhidos pela relevância dos trabalhos. Os premiados são especialmente mulheres, com a intenção de ajudar a criar e promover nomes de influência dentro do campo, abordando o desiquilíbrio histórico de gênero que persiste dentro da ciência.
Claudia explica que passou seis semanas em Cambridge no programa The Mathematics of Energy Systems, que tratou do avanço e desafios da geração de energia renovável que, em escalas de tempo mais curtas, tem problemas crescentes de controle e otimização, enquanto novas questões de projeto físico e econômico estão surgindo nos prazos de investimento mais longos.
“Em Cambridge, há uma política agressiva, no melhor sentido da palavra, para promover a igualdade entre homens e mulheres, com apoio especialmente de Ewan Kirk para que houvesse também bolsas prestigiosas para as mulheres. Este é o primeiro ano que outorgam essas distinções à mulheres cientistas”, comentou Claudia.
Ainda segundo ela, a intenção do Instituto é ampliar a visibilidade de mulheres que têm êxito em seus trabalhos para que inspirem jovens a fazer pesquisa de alto nível em matemática. “Eu fiquei muito impressionada com as políticas e programas que apoiam o crescimento das mulheres na ciência. Por exemplo, a hospedagem se paga igual ao ir sozinha, ou com a família. Durante a jornada de trabalho, os filhos podem ficar em creches especiais ao lado do instituto, enquanto as mães desenvolvem suas pesquisas, trabalhos e estudos. Temos muito a aprender com eles”, observou.
Na entrevista concedida ao Instituto, Claudia Sagastizábal fala mais sobre problemas que a otimização pode resolver, o papel das mulheres na matemática, e o significado do prêmio. Leia a entrevista completa.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br