Pesquisadores do CeMEAI recebem prêmio internacional

Honraria foi concedida a publicação voltada ao combate da Covid-19

Um artigo sobre a COVID-19 publicado por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) durante a pandemia foi premiado no EURO Journal of Computational Optimization (EJCO). O trabalho, intitulado “Robot Dance: Uma plataforma de otimização matemática para intervenção contra a COVID-19 em uma rede complexa”, recebeu o Prêmio Marguerite Frank de Melhor Paper do EURO Journal on Computational (EJCO) em 2022.

O Robot Dance é uma das ferramentas do ModCovid19, um grupo de pesquisa com trabalhos voltados para combater o coronavírus. A ferramenta matemática criou um modelo para planejar o isolamento intermitente no estado de São Paulo. O modelo sugeria a alternância das cidades em isolamento social, recurso que fazia com que a capacidade produtiva não entrasse em colapso e também que os transtornos do longo distanciamento pudessem ser reduzidos. A partir disso, as tomadas de decisões sobre o escalonamento das cidades poderiam ser feitas de maneira centralizada. Um exemplo era a variável da taxa de ocupação dos hospitais: a partir dela, poderia ser definido em que momento o isolamento social deveria ser decretado.

Gráfico do artigo ilustra o número de viagens diárias em uma semana típica antes da pandemia no estado de São Paulo

O artigo contou com a participação dos pesquisadores do CeMEAI Luis Gustavo Nonato, Claudia Sagastizábal, Paulo Silva e Silva e Tiago Pereira da Silva, além do professor do IME-USP Pedro Peixoto. Segundo Tiago, o reconhecimento é a demonstração da qualidade e relevância do trabalho realizado no CeMEAI. “É uma grande honra ter o trabalho reconhecido em meio a uma comunidade de pesquisadores de excelência mundial. Isso demonstra a qualidade e relevância do trabalho realizado e é uma prova do empenho e dedicação investidos na pesquisa. Além disso, receber esse tipo de reconhecimento pode servir como um incentivo para continuar a buscar a excelência em pesquisas futuras e a contribuir para o avanço do conhecimento”, afirmou.

O EURO Journal on Computational é publicado pela Elsevier, em colaboração com a Association of European Operational Research Societies. O jornal publica artigos de pesquisa explorando as muitas áreas em que a Pesquisa Operacional e a Ciência de Dados estão intimamente conectadas. O elemento comum em todas as contribuições escolhidas para publicação na revista é o uso de computadores para a solução de problemas de otimização. A cobertura inclui contribuições metodológicas e aplicativos inovadores, normalmente validados por meio de experimentos computacionais convincentes.

Modelo sugeria datas e rigor do distanciamento em diversas cidades do estado

O prêmio, concedido anualmente, é homenagem para a pesquisadora Marguerite Josephine Straus Frank, que ofereceu diversas contribuições dentro da área de Otimização, incluindo o famoso artigo de Frank/Wolfe sobre otimização quadrática, o trabalho seminal sobre os métodos de primeira ordem, tão populares hoje em dia em aprendizado de máquinas. Segundo Cláudia, uma das autoras, o trabalho foi elogiado pelo Editor-Chefe da revista em virtude da sua excelência. Ela explicou também que a honraria é voltada para todos os artigos publicados pela EJCO no volume do ano, mas é direcionado principalmente aos artigos com pelo menos uma mulher entre os autores.

Já para Nonato, receber o prêmio foi o reconhecimento por um trabalho intenso. “Essa pesquisa reuniu uma equipe de pesquisadores altamente competentes, em um momento difícil com as restrições impostas pela pandemia, suspensão de direitos trabalhistas e adaptação às novas formas de ensino e pesquisa remotos”, detalhou.

Silva, por sua vez, destacou que o EJCO é uma importante revista da área de otimização com enfoque nos aspectos computacionais da área. “Nosso artigo foi escolhido como destaque do ano de 2022, comprovando a qualidade da pesquisa feita em nosso grupo e no CeMEAI que está em linha com o que é feito nos melhores centros do mundo”, concluiu o pesquisador.

Assessoria de Comunicação – CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br