Plataformas web sobre fake news, criptomoedas e covid-19 são apresentadas

Tecnologias foram desenvolvidas durante Mestrado Profissional do CeMEAI

plataforma fake news

Quantas vezes você já se perguntou se aquela notícia era mesmo verdadeira? A internet e redes sociais intensificaram as informações, mas também o volume de conteúdo falso ou manipulado, especialmente em assuntos relacionados à política.

O tema tem chamado cada vez mais a atenção de pesquisadores e também ganhou a atenção de um dos grupos do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), um curso de pós-graduação stricto sensu oferecido pelo ICMC e um dos cursos da área de educação corporativa oferecidos pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

Nessa plataforma que pode ser acessada nesse link, a equipe criou um classificador que treinado em um conjunto de dados consegue com confiança distinguir as notícias verdadeiras das falsas. O usuário apenas precisa copiar e colar o texto que gera a dúvida no local indicado no site e obterá o resultado com precisão acima de 96%.

“O trabalho desenvolvido foi uma oportunidade de trabalhar com um tipo de problema que não é muito comum no ambiente do dia a dia de trabalho, além de criar um produto que pode gerar algum impacto na sociedade. Também a diversidade de opiniões no grupo de trabalho foi muito produtiva. O grupo era composto tanto por alunos da disciplina quanto os alunos de doutorado e pós-doutorado e cada um sempre trazia uma opinião e uma visão diferente sobre as nossas abordagens, disse Luiz Giordani do grupo que criou a plataforma para identificar fake news.

Mais do que estreitar relações entre a academia e o setor produtivo, o MECAI tem se fortalecido sobretudo como esse potencial desenvolvedor de novas tecnologias que auxiliem à população em geral.

Além dessa ferramenta para identificar fake news, outras duas plataformas web foram criadas pelos alunos do curso de Probabilidade & Estatística.

Antecipação do valor de mercado de criptomoedas

plataforma criptomoedas

Na plataforma web para antecipação do valor de mercado de criptomoedas o foco era em uma das grandes dificuldades de negociação das criptomoedas que se deve ao grau de volatilidade presente nessas séries de preços e do baixo conhecimento dos investidores nesse mercado. “Como os investidores contam com uma elevada exposição ao risco, grandes perdas ou ganhos podem ser gerados dependendo da posição adotada”, explicou um dos membros, Atila Ferreira Pessoa. “Dessa forma, se faz necessária a utilização de métodos matemáticos, estatísticos e computacionais refinados para determinação do momento mais adequado para entradas e saídas de posições, utilizando o histórico para entender o mercado e conseguir identificar os momentos mais adequados para tais negociações”.

Previsão e acompanhamento da Covid-19

plataforma covid

Outra tecnologia resultante do MECAI auxilia no acompanhamento de óbitos por Covid-19 em nível municipal. Os desenvolvedores se basearam em problemas como dificuldade de acesso aos dados referentes a evolução dos casos e óbitos e previsão do números de casos que acompanhassem os diferentes períodos da pandemia. E criaram o website que disponibiliza publicamente para cada município do Brasil o número de óbitos e taxas. Foram utilizadas duas modelagens distintas, uma com previsão de ondas a longo prazo e modelos de misturas para curto prazo. Também foi produzido um artigo científico explicando as metodologias utilizadas e resultados alcançados.

O coordenador dessa disciplina do MECAI, Francisco Louzada Neto, comentou sobre esses resultados, todos já aplicáveis e obtidos por intermédio de uma metodologia inovadora de educação corporativa. “Nós utilizamos uma metodologia baseada no PBL (Problem-based Learning) onde o foco é fazer com que o aluno passe a ser protagonista e deixe de ser um receptor de informações. No MECAI, combinamos o PBL com base nos problemas reais da indústria e sociedade, criamos para isso uma estrutura organizacional de uma empresa de consultoria onde todos os membros tem papel fundamental no desenvolvimento da tecnologia”, disse.

Louzada se mostrou satisfeito com os resultados apresentados na última edição do MECAI, uma vez que as plataformas já estão disponíveis e auxiliando a população com informações e dados confiáveis.

Para saber mais sobre o MECAI basta acessar a página.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do CeMEAI