Professor da USP é eleito para a diretoria da Network Science Society

Mandato terá duração mínima de três anos

O professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) Tiago Pereira foi eleito para integrar a diretoria da Network Science Society (NSS).

A NSS é uma organização internacional dedicada ao avanço da ciência de redes, reunindo pesquisadores, acadêmicos e profissionais que compartilham o interesse na compreensão e análise de sistemas de redes complexas. A eleição de Pereira para a diretoria é um reconhecimento de sua contribuição significativa para o campo e sua liderança no Instituto.

Como membro da diretoria, o pesquisador terá a responsabilidade de participar na supervisão das atividades da sociedade, aconselhar o comitê executivo, votar em questões específicas e envolver-se em comitês da NSS. Ele também desempenhará um papel ativo na representação da entidade em diversos fóruns, promovendo a visibilidade da organização e defendendo os interesses da comunidade. O mandato tem duração de três anos e pode ser renovado.

Pereira expressou entusiasmo e responsabilidade em relação à sua eleição. “Meu comprometimento com a missão da NSS será fundamental para o cargo. Contribuirei com ideias inovadoras e estratégias. A posição de liderança do ICMC na América Latina levará à agregação de talentos regionais, garantindo um ambiente próspero para a comunidade de Network Science”, comentou.

No contexto do CeMEAI, a presença do pesquisador na diretoria na NSS também assume importância estratégica. “Esta posição possibilita a criação de conexões e colaborações entre a NSS e as atividades de pesquisa em Matemática Aplicada e Computacional. Além disso, a participação ativa em eventos pode estimular a troca de conhecimento entre as comunidades, garantindo que as necessidades e interesses da Network Science estejam alinhados com as pesquisas em andamento no CeMEAI”, completa.

A NSS realizará reuniões virtuais da diretoria a cada dois meses, onde Pereira terá a oportunidade de contribuir ativamente com as decisões da organização.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

Mais informações: