Professor do IFGW participa das Palestras da Extensão do IMECC

Marcelo Knobel será o apresentador da segunda edição

Na próxima quarta-feira (20), o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp receberá a segunda edição das Palestras da Extensão, iniciativa que conta com o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

O apresentador será o professor Marcelo Knobel, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), também da Unicamp. Knobel falará sobre os desafios para o ensino de ciências e matemática no Brasil.

A palestra começará às 12h45 e será realizada no auditório do IMECC. O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

Resumo da apresentação

Torna-se cada vez mais importante o papel das Universidades na atuação direta em práticas de educação científica e matemática e sua divulgação, que cada vez mais são consideradas parte essencial da atividade de pesquisa. Nesse sentido, ações individuais de pesquisadores e grupos de pesquisa estão cada vez mais presentes no âmbito das Universidades. Entretanto, uma Universidade ativa no contexto internacional deve participar com ações e projetos institucionais em divulgação científica, permitindo ações mais efetivas e ordenadas dessas práticas, buscando sempre um alcance e visibilidade maiores. Naturalmente, esse alcance refletirá na própria reputação da Universidade, mas ele ganha um contorno especial no caso de Universidades públicas ou de pesquisas que contam com financiamento público, que têm a obrigação de prestar contas à sociedade que as financia. Infelizmente, entretanto, as ações coordenadas de divulgação científica ainda são incipientes na maioria das Universidades latino-americanas, que deveriam assumir um papel mais atuante nesta esfera fundamental da atividade científica.

Nesta apresentação, será discutida a situação preocupante da educação científica e matemática no Brasil, bem como ações de divulgação científica que os educadores e cientistas podem realizar, sempre ressaltando que o importante é estimular, antes de tudo, o pensamento crítico e a discussão. Serão comentadas as dificuldades e vantagens de estimular o engajamento da sociedade em assuntos de ciência, tecnologia e inovação, e resultados recentes na área ainda pouco desenvolvida de “percepção pública da ciência”. Finalmente, serão mostradas algumas ações que vem sendo realizadas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), como as atividades do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), o Museu Exploratório de Ciências e a Editora.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

E-mail:  contatocemeai@icmc.usp.br