Várias escolas tiveram a oportunidade de aproximar seus alunos do ambiente universitário. Em parceria com a UNICAMP, estudantes de ensino fundamental e médio puderam conhecer a UNICAMP e interagir com professores e alunos da universidade.
A primeira visita foi realizada no dia 30 de março. Alunos de ensino médio da Escola Dom João XXIII, de Americana, foram recebidos pelos professores Lúcio Tunes dos Santos, coordenador de educação e difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e Laura Rifo, também pesquisadora do CeMEAI e coordenadora regional da OBMEP.
No dia 19 de abril, foi a vez de mais quatro escolas marcarem presença na universidade: Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira, Escola Municipal Maria Ovidia Junqueira, CAIC Professor Arino Ferreira Pinto e Escola Estadual Professor José Castro de Araújo – todas de Poços de Caldas (MG). Os alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) conheceram o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), o Instituto de Estudo da Linguagem (IEL) e fizeram parte do Ponto Poema, uma oficina de produção de objetos poéticos organizada pelo projeto Aluno-Artista do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da UNICAMP. A visita dos mineiros fez parte do projeto OBMEP na UNICAMP, coordenado pelos professores Laura e Lúcio e que conta com o apoio do CeMEAI, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP e do IMECC.
Em comemoração ao dia da matemática, celebrado no dia 6 de maio, os professores fizeram o caminho inverso e, no último dia 3, foram até Americana e visitaram a Escola Dom João XXIII. Eles apresentaram o filme “Planolândia” e conversaram com os estudantes sobre a obra.
As visitas continuam na próxima quarta-feira (17), quando o Colégio Monteiro Lobato, de Itu, visitará a UNICAMP. Mais uma vez, os professores Lúcio e Laura receberão os alunos.
O projeto de visitas das escolas vai ao encontro da política da Universidade de ampliar o acesso a estudantes provenientes de escolas públicas, além de permitir o desenvolvimento de aspectos relevantes à formação cidadã dos alunos. Uma das consequências imediatas do projeto é mostrar a UNICAMP como opção real para alunos que já mostraram habilidade e se destacaram entre seus pares pelo seu rendimento na OBMEP.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br