Programa Novo Ensino Suplementar da UFAL tem o apoio do CeMEAI

Iniciativa de formar talentos para exatas no ensino médio é de um dos nossos pesquisadores

Uma das bases que sustentam o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) é a Educação e Difusão. Apoiamos projetos e iniciativas que difundam o conhecimento e promovam avanços nos âmbitos pedagógico, tecnológico e social, especialmente na área de exatas.

Do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas vem um belo exemplo de programa criado para ser um centro de excelência na formação de talentos para as áreas de exatas.

Denominado Novo Ensino Suplementar, o NES é um projeto gratuito com foco em Matemática e Computação, dando ênfase em Inteligência Artificial e Ciência dos Dados, para estudantes do ensino médio, preferencialmente de escolas públicas.

A primeira turma foi selecionada em janeiro deste ano e despertou o interesse de alunos de 39 municípios de vários estados do país, informou seu coordenador, o professor da UFAL e pesquisador associado do CeMEAI, Krerley Oliveira.

Foram selecionados 57 estudantes, com mais de 150 premiações em competições acadêmicas de caráter regional e nacional. As aulas em formato híbrido ocorrem três vezes por semana, com professores de alto nível. O pesquisador do CeMEAI, Tiago Pereira, é um dos colaboradores acadêmicos.

“O projeto possui uma carga horária total de 1200 horas, divididas em 6 Módulos de 18 disciplinas, com conteúdo distribuído ao longo de três anos”, explica Krerley. Segundo ele, o NES oficializa e estrutura um trabalho que já vinha sendo realizado há vários anos com alunos que se destacam em exatas, mas não contavam com suporte para desenvolverem suas potencialidades.

“Um forte exemplo disso é o aluno Jeann Rocha, 17 anos, de Alagoas. Ele acaba de ingressar na FGV, do Rio de Janeiro, em Matemática Aplicada. Jeann vem participando de nosso programa de formação para olimpíadas de matemática desde os 14 anos. Isso permitiu que ele frequentasse vários cursos em graduações e pós-graduações do país,  mesmo estando no Ensino Médio, como os cursos de verão do ICMC, da USP/São Carlos. Ele participou também da edição online do Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, organizado pelo CeMEAI”.

“Assim como o Jean, temos muitos casos de sucesso que conseguimos aprofundar os estudos. Com o NES, queremos ampliar de forma sustentada esse trabalho que irá auxiliar as escolas públicas brasileiras que ainda não estão preparadas para atender e desafiar os estudantes para construir habilidades matemáticas fundamentais para a sociedade. Sabemos que a falta de estrutura nas escolas para apoiar estes alunos gera evasão de talentos no ensino médio e impacto negativo no desenvolvimento do estado”, disse.

Krerley lembra ainda que o objetivo maior é formá-los para continuarem seus estudos nas melhores universidades do mundo, contribuindo cientificamente com a academia. “No entanto, é importante que eles ganhem interação com o setor produtivo. Nesse sentido, o CeMEAI é um grande parceiro para dar a eles a base de problemas reais da indústria”.

O diretor do CeMEAI, José Aberto Cuminato, é um entusiasta do NES. “ No CeMEAI, somos desafiados diariamente a aplicar a matemática na resolução de problemas reais da sociedade e também fazemos isso quando apoiamos tais iniciativas, pois, não há dúvida de que é o nosso papel levar a ambientes de ensino e aprendizagem novas maneiras de pensar, aprender e ensinar matemática, engenharia e ciência da computação. Essas áreas, se bem exploradas, têm um grande potencial para melhorar a qualidade da educação em geral”, comentou.

Diminuindo as desigualdades

Segundo o coordenador do NES, dos 57 estudantes selecionados em janeiro para participar do programa, cerca de 50% têm renda familiar de até dois salários mínimos e 20% não possuem computador ou internet cabeada em casa. Além disso, 11 estudantes estão em programas sociais como o Bolsa-Família.

Krerley explica que o programa também nasceu para diminuir as desigualdades e equalizar as condições de aprendizagem. “Este projeto conta com a colaboração de parceiros, sendo estes pessoas físicas e pessoas jurídicas do país que financiarão bolsas. Essas bolsas serão destinadas a cobrir estadia, alimentação, internet e alguns custos escolares e gostaríamos de convidar empresas e organizações que pudessem participar desse movimento e fazer a diferença conosco no cultivo desses adolescentes”.

Lançamento Oficial

Embora já esteja em funcionamento, no próximo dia 24 de março, um evento, com transmissão em tempo real pelo canal do NES no YouTube, irá marcar o lançamento oficial do programa.

Será das 9 às 11h30, no auditório da reitoria da UFAL, tendo na programação a apresentação do NES, mesa redonda “Talentos Alagoanos”, apresentação dos alunos do NES e o CeMEAI é um dos convidados para as apresentações.

Interessados em saber mais sobre o programa NES podem acessar o website ou o canal do Youtube, onde as aulas ficam gravadas e podem ser acessadas por qualquer aluno interessado em aprimorar seus conhecimentos e que ainda não fazem parte do programa. O contato pode ser feito ainda pelo email: nes.alagoas@gmail.com

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br