Referência internacional, José Mario Martínez é destaque em Tóquio e recebe prêmio no ICIAM 2023

Vice-Diretor do Centro recebeu honraria por sua atuação notória na educação, pesquisa e desenvolvimento da matemática industrial

Nesta segunda-feira (21), o Vice-Diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), José Mario Martínez, recebeu o Prêmio Su Buchin 2023 do Conselho Internacional de Matemática Aplicada e Industrial (ICIAM, na sigla em inglês). A entrega da honraria ocorreu durante a 10ª edição do Congresso da entidade – também chamado de ICIAM -, que está sendo realizado em Tóquio, e condecorou o pesquisador da Unicamp – um dos maiores cientistas do planeta, de acordo com pesquisa do portal acadêmico Research.com.

Martínez (primeiro à direita) recebeu prêmio Su Buchin 2023 do ICIAM nesta 2ª feira em Tóquio
Foto: Divulgação/Kenji Kajiwara

O prêmio Su Buchin é concedido a cada quatro anos a matemáticos com atuação destacada na educação, na pesquisa e na promoção da matemática industrial em países em desenvolvimento. O trabalho de Martínez é descrito pelo site oficial do evento como responsável por conquistas incríveis em pesquisa – uma combinação de teoria, prática, software e aplicativos para resolver problemas de otimização em larga escala.

“Eu me sinto muito honrado por receber o prêmio Su Buchin. Sobretudo, porque considera contribuições científicas e educacionais vinculadas aos países em desenvolvimento. E isso esteve presente ao longo de toda minha carreira. Acredito que muitos outros matemáticos e matemáticas latinoamericanos mereceriam essa distinção tanto como eu. De alguma maneira, eu me sinto representante de todos”, afirma Martínez, que oferecerá uma palestra no evento em Tóquio na próxima quinta-feira.

O Prêmio Su Buchin foi criado em 2007 e oferece um prêmio de US$5 mil (cerca de R$25 mil na cotação atual) ao vencedor. Atualmente, a honraria é financiada pela Sociedade Chinesa de Matemática Aplicada e Industrial (CSIAM).

Reconhecimento global

Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp e membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Martínez foi escolhido pelo Sub-Comitê do ICIAM há um ano também pelo desenvolvimento da Matemática Aplicada, em especial nas pesquisas no setor de Otimização, na América Latina.

Em julho, o portal Research.com elaborou uma lista confiável dos maiores cientistas da atualidade, baseada no número de artigos e quantidade de citações dentro de diversas áreas do conhecimento. Martínez ficou no topo nas áreas de Engenharia & Tecnologia (1º lugar) e Matemática (2º) em solo brasileiro.

Trajetória no Brasil

Nascido na Espanha, naturalizado argentino e radicado no Brasil desde 1976, Martínez iniciou sua trajetória como docente na área da Unicamp dois anos depois, onde se mantém no corpo de profissionais até hoje. O matemático foi Vice-Presidente da SBMAC no mandato de 1981 a 1983 e faz parte do Conselho atual da entidade, além de ser membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2009, ano em que foi condecorado com a Ordem do Mérito Científico.

O pesquisador é uma referência mundial na área de Otimização e Análise Numérica. Martínez contribuiu também como autor de artigos que abordam tópicos como Lagrangianos aumentados, programação quadrática sequencial e métodos de região de confiança.

Em sua carreira acadêmica, orientou 38 dissertações de mestrado e 47 teses de doutorado, três das quais premiadas, uma delas com o Grande Prêmio Capes (2010). As contribuições de Martínez alcançaram tamanha magnitude que ultrapassaram fronteiras, mantendo fortes conexões e colaborações que fortalecem o desenvolvimento de grupos de pesquisa em países do continente como Argentina, Venezuela, Colômbia e Chile.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI

Mais informações: