A teoria dos Sistemas Dinâmicos estuda o comportamento das regras que governam nosso mundo e atrai interessados das mais diversas áreas da Matemática, Física, Química, Biologia, entre outras. Durante três dias, entre 24 e 26 de outubro, o evento São Paulo Dynamical Systems days ocorre no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/ USP), em São Carlos, com objetivo de discutir avanços em diferentes tópicos, desde aspectos de aleatoriedade a bifurcações. Pesquisadores renomados foram convidados para palestras e minicursos sobre seus conhecimentos dirigidos a alunos e professores interessados no assunto.
Dmitry Turaev, professor de Sistemas Dinâmicos na Imperial College London, veio para falar sobre o tema: On positive metric entropy problem. O primeiro dia de evento também contou com cursos de palestrantes como Lorenzo Díaz e Vilton Pinheiro.
Nomes que atraíram a atenção de cinco colegas da Universidade Federal de Minas Gerais que vieram juntos para o evento. Ana Carolina Dias do Amaral é graduada em Matemática e aluna de doutorado na área de Sistemas Dinâmicos. “Os palestrantes são referências nesta área e não poderíamos perder esta oportunidade de adquirir tantos conhecimentos”, disse.
O professor Tiago Pereira, do ICMC/USP e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), coordena o evento ao lado de Ali Tahzibi, também do ICMC, e falou sobre a intenção dos organizadores. “Esta é uma das áreas mais fortes da Matemática no Brasil, debater avanços no tema por intermédio de escolas rotativas e eventos como este são importantes para evolução das pesquisas”, comentou.
O São Paulo Dynamical Systems days tem apoio do CeMEAI, Instituto Serrapilheira e The Royal Society.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br