Em meio a correria antes de embarcar para os Estados Unidos, onde passará uma temporada como professor visitante na Universidade de Harvard, Seiji Isotani, professor do ICMC/USP, de São Carlos e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) foi eleito para o Comitê Executivo da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação.
Foi a primeira vez que um latino-americano foi eleito para o cargo que terá duração de seis anos. “Essa sociedade tem 25 anos de história e é a principal responsável pelos avanços científicos do uso, aplicação e desenvolvimento da IA, dentro do contexto educacional”, ponderou Seiji.
“A Sociedade tem como principal missão criar técnicas de Inteligência Artificial, desenvolvendo modelos, algoritimos e ferramentas de apoio aos professores, alunos e gestores de instituições de ensino do mundo todo. Também trabalhamos com políticas educacionais para que esses gestores tenham na IA o suporte necessário para tomada de decisões. A IAIED trabalha nessas vertentes em todos os países, com universidades relevantes internacionalmente”.
Ainda segundo Seiji o Comitê Executivo tem papel relevante no comando das ações, sendo o responsável, por exemplo, pelas decisões de investimentos de recursos e ações a serem tomadas pela Sociedade. “A eleição dos membros do comitê ocorre a cada dois anos. Em 2022 foram vinte candidados interessados altamente qualificados para ocupar as seis vagas disponíveis. Neste contexto, tive a honra de estar entre os eleitos para uma gestão de seis anos. É gratificante ser reconhecido pelos meus pares por meio do voto como representante da comunidade para ajudar a Sociedade a construir os rumos da pesquisa nesta área, contribuindo com a IA e a Educação e, por consequência, com a criação das bases científico-tecnológicas para que cada aluno/professor/gestor tenha o suporte adequado para atingir seu máximo potencial”, finalizou Seiji.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br