Seminário de Coisas Legais apresenta jogo “Anjos e Demônios”

Aluno do ICMC falou de uma das estratégias para tentar vencê-lo

O segundo Seminário de Coisas Legais de 2016 levou os participantes para o abstrato universo do jogo “Anjos e Demônios”, proposto pelo matemático John Conway, em 1982, e que levou cerca de 20 anos para que começasse a ser desvendado, rendendo uma série de citações bibliográficas.

Citações que atraíram o aluno do quinto semestre do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), José Carlos Kling “Guga”, responsável pela apresentação.

Depois de falar sobre as regras do jogo, que é basicamente jogado sobre um tabuleiro de xadrez infinito, foram apresentadas as principais estratégias para se tentar vencer o demônio, algo não tão simples de acontecer. “O que eu mostrei nesta apresentação é que existe um jeito de vencer. Sabemos que existe, mas não exatamente como é a solução”, disse.

Este é o segundo seminário apresentado pelo aluno que destacou alguns de seus objetivos. “O interessante do evento é que os participantes saem do ambiente da sala de aula e têm acesso à temas que podem achar interessante e que não veriam com facilidade em outros lugares”, completou.

Os organizadores já divulgaram as datas dos próximos eventos neste semestre: 6 de maio e 3 de junho, sempre às sextas-feiras, às 13h13.

E-mail:  contatocemeai@icmc.usp.br