Sistema de Avaliação do CeMEAI é usado em Congresso Mundial de Estatística

Evento promovido pelo Instituto Internacional de Estatística termina hoje

Integrantes da comunidade estatística do mundo todo estão reunidos esta semana no Rio de Janeiro e participam do 60° Congresso Mundial de Estatística. O evento é o principal do Instituto Internacional de Estatística, e no Brasil está sendo organizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística. O congresso quer discutir, promover e divulgar pesquisas e melhores práticas em todos os campos de Estatística e suas aplicações.

Uma das novidades deste ano é que o congresso adotou o SAO – Sistema de Avaliação Online – desenvolvido por pesquisadores do CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria) para avaliar o evento. Funciona assim: os mais de 2 mil inscritos respondem a um questionário com perguntas pessoais e também de múltipla escolha sobre o congresso. Eles também avaliam características do encontro, atribuindo notas de 1 a 9 sobre cada ítem perguntado. Podem optar por não avaliar aquela questão.As respostas vão para um banco de dados e são convertidas em resultados  balizados por tabelas e gráficos, mostrando para os organizadores do evento informações sobre a qualidade do evento em tempo real através de um relatório online.

O SAO foi desenvolvido pelo grupo de Modelagem de Risco, coordenado pelo professor Francisco Louzada. O software já foi usado em mais de 40 eventos, tanto nacionais como internacionais. Este mês o SAO também foi utilizado na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Carla Monte Rey – Assessoria CEPID-CeMEAI