Soluções para empresas são apresentadas no último dia de Workshop

Durante toda a semana os problemas foram analisados e resolvidos pelos grupos de estudo

Terminou nesta sexta-feira (15) o II Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). O evento, realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, convidou empresas a proporem problemas a grupos de pesquisadores e alunos, que, durante uma semana, estudaram as questões e apresentaram as respectivas propostas de soluções.

Nesta edição, cinco empresas trouxeram seis problemas para os pesquisadores: a Everest, a Universidade de São Paulo, a Caixa Econômica Federal, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e a Tecumseh, que trouxe duas questões.

Mauro Ribeiro de Oliveira Jr, analista sênior de risco na Caixa Econômica Federal, acompanhou os trabalhos e comentou sobre a oportunidade de trazer para o evento um problema real das atividades do banco. “Ter reunido três grupos, cada um com conhecimentos distintos, ajudou a apresentar três soluções. No dia a dia, fazemos a classificação dos clientes, mas é importante você voltar no histórico e ver como essa operação se comporta ao longo do tempo. Esse era nosso desafio e com as conclusões apresentadas, já estamos discutindo internamente qual das propostas seria a melhor solução. Experiência válida, enriquecedora e vamos torcer para sermos convidados a participar dos próximos”, disse Mauro.

Eduardo Teixeira dos Santos é aluno de mestrado no IBILCE/Unesp e participou pelo segundo ano. “A nossa formação é muito teórica, voltada para a pesquisa e, muitas vezes, nós não conseguimos identificar onde esse ferramental todo entra na prática e acabamos encontrando também muitas perguntas que são respondidas aqui”, comentou.

“O segundo Workshop foi muito bem sucedido uma vez que teve participação ativa dos alunos e todos os problemas tiveram progresso em seu entendimento. Um dos problemas foi completamente resolvido”, comentou o diretor do CeMEAI José Alberto Cuminato.

Trata-se da empresa Everest, indústria de fieiras. Segundo o gerente de produção, José Ricardo da Silva, o problema estava em conseguir integrar dados de um sistema em fórmulas matemáticas para que o mesmo funcionasse sem a necessidade de uma pessoa atualizando os dados no programa. “Com a solução apresentada no workshop, nós eliminamos a interferência desse operador e temos as informações integradas e impressas no sistema. Agora, é só colocar em prática”.

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br