Os pesquisadores Francisco Rodrigues e Moacir Ponti do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEMEAI) estão em um levantamento de Stanford que classifica os cientistas mais citados do mundo.
Eles também fazem parte do corpo docente da 6ª edição do MBA em Ciências de Dados, ministrando as disciplinas de Técnicas Avançadas para a Captura e Tratamento de Dados, Estatística para Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina e Redes Neurais a Aprendizado Profundo.
O levantamento, recém-publicado pela editora Elsevier, possibilita a consulta do impacto das pesquisas dos cientistas mais influentes ao longo de toda sua carreira ou o impacto específico ao ano de 2023.
Na lista do impacto total da carreira, que tem cerca de 217 mil pesquisadores, o Brasil participa com 1.077 cientistas, sendo 232 da USP, 82 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e 49 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mostrando que as instituições de ensino superior (IES) públicas do Estado de São Paulo contribuem com quase 34% na lista de pesquisadores brasileiros influentes no mundo.
Esse trabalho foi liderado pelo professor John P. A. Ioannidis, pesquisador dos Departamentos de Medicina; de Investigação e Política de Saúde; de Ciência de Dados Biomédicos e de Estatística; e do Centro de Inovação de Meta-Investigação em Stanford (Metrics), da Universidade de Stanford.
Trata-se da sétima edição do projeto, que propõe fornecer métricas padronizadas para avaliar o impacto dos pesquisadores em diversas áreas do conhecimento e listar os cientistas mais influentes do mundo.
“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, pois ele demonstra que estamos no caminho certo e reforça a qualidade das pesquisas que realizamos na USP. Fui classificado nas áreas de Inteligência Artificial e Física, que são os principais campos de atuação da minha pesquisa. Nosso trabalho, focado no estudo da complexidade, abrange aplicações em medicina e análise de redes sociais, utilizando também métodos de ciência de dados. Por exemplo, estamos investigando como os transtornos mentais e do desenvolvimento estão associados a alterações na estrutura cerebral, o que nos permite desenvolver métodos de diagnóstico automático para Alzheimer, autismo e depressão. Além disso, temos grande interesse em prever epidemias, como dengue e gripe, e em compreender a complexidade da economia nacional. Esses estudos combinam modelos de física estatística, técnicas de aprendizado de máquina e métodos avançados de análise estatística e computacional”, relatou Francisco Rodrigues.
Ainda segundo ele, é importante destacar que esse reconhecimento não seria possível sem a participação dos excelentes alunos do ICMC e as colaborações nacionais e internacionais, que possibilitam a troca de conhecimento com os melhores especialistas do mundo. “O suporte computacional do CEMEAI também é uma peça fundamental para o nosso desempenho científico, bem como os apoios da Fapesp e CNPq”.
Esta é a terceira vez que Prof. Moacir Ponti aparece no levantamento. “Fiquei muito feliz de ter minhas pesquisas, novamente, entre as mais citadas do mundo. Dentre os meus trabalhos destacados, menciono dois: Yourtts: Towards zero-shot multi-speaker tts and zero-shot voice conversion for everyone International Conference on Machine Learning (ICML), 2022 e Sketchformer: Transformer-based representation for sketched structure Computer Vision and Pattern Recognition (CVPR) 2020. Um tem a ver com modelos do tipo transformers para representação de imagens e múltiplos domínios de imagens. E a segunda pesquisa e mais citada, tem ênfase de fala no cenário zero-shot, quando não temos informação durante o treinamento sobre o falante”, explicou.
Acesse aqui a lista completa, por área, dos pesquisadores da USP mais influentes no ano de 2023 ao longo das carreiras.
A fonte para as definições métricas utilizadas pode ser consultada em: A standardized citation metrics author database annotated for scientific field | PLOS Biology.
Texto: Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI
Mais informações
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br