CeMEAI

Técnicas avançadas de diagnóstico de escoamentos

Investigação numérica e experimental de fenômenos não estacionários em escoamentos separados utilizando a Técnica de Tinta Sensível à Pressão

Este projeto visa a utilização da técnica de Tinta Sensível à Pressão (PSP) em regime não estacionário para o estudo de escoamentos separados a números de Mach moderados, entre 0.3 e 0.4, na superfície de aerofólios e corpos rombudos. O problema em questão é de grande importância, pois muitas vezes a separação do escoamento nestes corpos pode resultar em um efeito conhecido como Buffet, e ter impacto na resposta aeroelástica. Este estudo está sendo realizado no Túnel Transônico Piloto (TTP) localizado na Divisão de Aerodinâmica do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que opera em condições estáveis para número de Mach de 0,2 a 1,3, e no qual a técnica de PSP para regime estacionário já encontra-se implementada e produzindo resultados satisfatórios. A investigação proposta seria uma primeira aplicação no Brasil da técnica PSP para estudos em regime não estacionário. Pretende-se comparar resultados experimentais com os correspondentes obtidos de simulações numéricas de escoamentos sobre corpos aerodinâmicos e rombudos, empregando o método numérico de simulações em grandes escalas (LES). Alguns resultados para comparação encontram-se disponíveis na literatura e outros serão gerados durante a execução do projeto em colaboração com pesquisadores do ITA e Unicamp. Métodos de identificação utilizando dados que serão obtidos de medidas de séries temporais serão utilizados.

Pesquisadores

Ana Cristina Avelar

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