CeMEAI

Tese de doutorado orientada por pesquisador do CeMEAI vence prêmio ABRALOG

O trabalho desenvolveu modelos matemáticos e algoritmos para melhorar operações no transporte aéreo não-regular, otimizando custo e eficiência
À esquerda, vestido de vermelho, está o aluno Thiago José dos Santos Vieira. Ao lado dele, também de vermelho, está o orientador Pedro Munari, ambos recebendo a premiação da ABRALOG | Foto: Reprodução

O trabalho de Thiago José dos Santos Vieira, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi agraciado com o Prêmio Associação Brasileira de Logística (ABRALOG) 2024 na categoria “Estudante de Logística”. Orientada pelo professor Pedro Munari, pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e docente da UFSCar, a tese propõe soluções para otimizar a gestão e operação do transporte aéreo não regular. Esse modelo abrange voos fretados e comerciais, por exemplo, que possuem baixa previsibilidade de demanda e se diferenciam dos voos domésticos regulares.

A pesquisa se destacou pelo desenvolvimento de modelos matemáticos e algoritmos voltados para otimizar a tomada de decisão em um setor onde a eficiência é essencial, dado que qualquer operação na aviação envolve custos elevados. “O estudo do Thiago buscou contribuir com soluções para melhorar a tomada de decisão nesse contexto, visando viabilizar e garantir a eficiência das operações no transporte aéreo não regular”, destacou o orientador Pedro Munari.

Entre as aplicações práticas do trabalho, está a rápida alocação de voos, mesmo em cenários que demandam análises complexas. “Sempre que surge um novo pedido de voo de cliente, o método desenvolvido pelo Thiago pode ser utilizado para alocar o voo à aeronave mais adequada em poucos segundos”, explicou Munari. Além disso, os algoritmos criados são capazes de oferecer soluções eficientes para enfrentar situações adversas, como atrasos, falhas mecânicas ou o fechamento de aeroportos.

Uma equação complexa e impacto prático

Uma das principais complexidades do transporte aéreo não regular é lidar com as inúmeras combinações de variáveis na busca de soluções. Segundo Pedro Munari, essa aleatoriedade torna os cálculos ainda mais desafiadores, devido ao grande número de combinações possíveis para resolver os problemas.

Para enfrentar esse desafio, Thiago precisou integrar métodos teóricos e práticos à sua pesquisa. Munari destacou a utilização de dados reais que comprovam a aplicabilidade prática do trabalho. “Isso foi comprovado na tese, pois utilizamos dados reais fornecidos pelas empresas parceiras”, afirmou o professor.

Segundo o orientador, o reconhecimento reflete não apenas a excelência de Thiago, mas também o apoio fundamental do coorientador, professor Reinaldo Morabito. “Esse prêmio é fruto de dedicação, inovação e esforço coletivo. A seriedade e a motivação do Thiago são inspiradoras”, destacou o professor Pedro Munari. Ele também enfatizou o papel das instituições parceiras no sucesso do projeto. “Toda a infraestrutura proporcionada pelos projetos financiados pela FAPESP, especialmente por meio do CeMEAI, foi essencial”, acrescentou.

O Prêmio ABRALOG 2024 reconhece não apenas o impacto teórico da pesquisa, mas também suas contribuições práticas para a indústria. “Ser reconhecido pela maior entidade de logística do país é algo extraordinário! Isso demonstra que o trabalho não apenas tem relevância teórica ou literária, mas também gera impacto prático, o que nos enche de orgulho”, comemorou Munari.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest
LinkedIn