Tese de doutorado orientada por pesquisadores do CeMEAI é premiada

Trabalho foi destaque na 67ª RBras e 20º SEAGRO

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) foi destaque de premiação na 67ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e no 20º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO).

Ex-aluno do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Alex Leal Mota foi orientado pelos pesquisadores do CeMEAI Francisco Louzada e Vera Tomazella e concorreu na categoria “teses de doutorado”.

O trabalho “Modeling survival data based on a reparameterized weighted Lindley distribution” foi premiado em cerimônia realizada no Centro de Eventos e Convenções do Aurora Shopping da cidade de Londrina/PR.

A metodologia propõe diferentes modelagens estatísticas para dados de sobrevivência baseadas em uma distribuição de Lindley ponderada reparametrizada (RWL), como:

• Modelo de fragilidade RWL como uma alternativa aos modelos de fragilidade existentes para modelar a heterogeneidade não observada em dados de sobrevivência univariados;
  • Um novo modelo de regressão de fragilidade de longo duração baseado na distribuição RWL para explicar conjuntamente a heterogeneidade entre os pacientes por suas fragilidades e a presença de uma fração curada;
  • Uma nova versão estendida do modelo de regressão GTDL incorporando fragilidade RWL para modelar dados de sobrevivência sob riscos não proporcionais, diferentes efeitos de tempo em grupos, frações de cura em um ou ambos os grupos e heterogeneidade não observada na população de estudo.

Assessoria de Comunicação do CeMEAI

Mais informações: