Trabalho do CeMEAI é citado em revista Computação Brasil

Pesquisador André Ponce de Leon de Carvalho falou sobre evolução da Ciência de Dados

Umas das mais renomadas publicações de divulgação científica do país, com foco na área da computação e editada pela Sociedade Brasileira de Computação, trouxe um artigo do professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) e pesquisador do CeMEAI, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho. O tema discutido foi a Interdisciplinaridade da Ciência de Dados.

“A Computação é uma área de conhecimento inerentemente interdisciplinar. Essa expansão da importância da Computação tem levado ao surgimento de várias sub-áreas. Uma delas é a de Ciência de Dados”, explica o professor.

Ainda segundo André, praticamente toda área de conhecimento pode se beneficiar da área de Ciência de Dados. “A extração de conhecimento relevante de um conjunto de dados por meio de Ciência de Dados já ajuda a resolver problemas complexos nas áreas de Humanidades, Ciências Exatas, Ciências da Vida, Ciências Agrárias e Tecnologias”.

A reportagem cita ainda o trabalho desenvolvido pelo CEPID- CeMEAI com iniciativas recentes que têm facilitado projetos interdisciplinares utilizando Ciência de Dados. Depois de oferecer com sucesso uma ênfase no tema Ciência de Dados no seu programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria – MECAI, ligado ao CEPID- CeMEAI,  o MECAI, vai iniciar, em 2016, uma segunda turma de mestrado profissional em Ciência de Dados.  “O CeMEAI busca criar e fortalecer parcerias entre universidades e empresas nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Computação”.

Leia o artigo completo na página 62 da revista!

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.