Trabalho orientado por pesquisadores do CeMEAI é premiado no Chile

Estudo da aluna do PIPGEs analisa modelos da Teoria de Resposta ao Item

A aluna de doutorado Cláudia Evelyn Escobar Montecino, do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística UFSCar-USP (PIPGEs), orientada pela professora Mariana Curi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) e pesquisadora do CeMEAI, recebeu o prêmio ETS Travel Award da Psychometric Society.

A premiação ocorreu durante o International Meeting of the Psychometric Society (IMPS 2019) na Pontificia Universidad Católica de Chile, em Santiago, no dia 19 de julho.

Intitulado “Item Response Theory Using Autoencoders and Variational Autoencoders”, o trabalho estuda as metodologias de autoencoders e variational autoencoders como métodos de estimação de parâmetros de modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

“Neste trabalho, nós propusemos uma modificação nos métodos de autoencoders de forma a incorporar um modelo multidimensional da TRI em sua arquitetura e possibilitar a estimação de seus parâmetros via métodos de redes neurais profundas. Os resultados dos estudos de simulação mostram bom desempenho de ambas as metodologias, comparáveis com os métodos de estimação usuais de TRI, como por exemplo MCMC e Máxima Verossimilhança Marginal, com a vantagem de serem bastante mais flexíveis e factíveis para grande volume de dados”, explicou Mariana Curi.

O CeMEAI também esteve representado pela pesquisadora Mariana Curi, quem deu uma palestra acerca de Machine learning for estimation in IRT models e o professor Jorge Luis Bazán que apresentou um pôster acerca de A response time model to test with limited time junto a seu estudante de doutorado e ministrou um seminário no Departamento de Estatística da PUC do Chile sobre desempenho de links assimétricos e métodos de correção para dados desbalanceados em regressão binária.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.