Trabalhos orientados por pesquisador do CeMEAI são premiados no CBIE 2017

Este é o terceiro ano consecutivo que Seiji Isotani e seus alunos recebem reconhecimento

seiji

O prêmio de melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e segundo lugar no Concurso de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação, ambos trabalhos orientados pelo pesquisador do CEPID-CeMEAI, Seiji Isotani, foram reconhecidos no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Recife, Pernambuco.

O CBIE é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que reúne mais de mil e quinhentos participantes, que busca promover e incentivar troca de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação.

O trabalho Dados abertos educacionais no Brasil e sua preparação para os dados abertos na web, desenvolvido por Bruno Penteado (aluno de doutorado em Computação do ICMC/USP), Seiji Isotani (membro do CeMEAI e Professor do ICMC/USP) e Ig I. Bittencourt (Professor da UFAL) ganhou o Prêmio de Melhor Artigo do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Trilha 2: Aspectos Teóricos,  Metodológicos e Tecnológicos na construção de Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem). Das 800 submissões de trabalhos no evento, 170 foram aceitos e apenas um artigo por trilha foi premiado.

A dissertação da aluna Kamila Katayama Lyra, também orientada por Seiji, com o título Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria Mestrado do Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação. No total, foram mais de 20 dissertações submetidas e apenas 3 foram premiadas.

“As pesquisas em Informática na Educação estão em plena expansão no mundo todo. Grandes universidades como MIT, Stanford e Carnegie Mellon estão engajadas na busca pela compreensão sobre como a aprendizagem mediada pelas tecnologias ocorre e como é possível desenvolver tecnologias educacionais mais adequadas, inteligentes e eficientes para facilitar o processo de construção do conhecimento humano. Os excelentes resultados obtidos nos últimos anos pelos alunos e pesquisadores do Laboratório de Computação Aplicada à Educação (CAEd) associados ao ICMC-USP e ao CeMEAI demonstram que estamos trabalhando na fronteira do conhecimento desta área, produzindo resultados de excelente qualidade, reconhecidos tanto no Brasil quanto no Exterior”, comenta Seiji.

Em anos anteriores, 2016 e 2015, trabalhos orientados por Seiji já foram reconhecidos no Congresso. O pesquisador é também autor de um livro que ensina como disponibilizar dados abertos conectados.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI