USP abre inscrições para Mestrado em Matemática, Estatística e Computação

Curso tem ênfase em Ciências de Dados e será ministrado às sextas-feiras

Está aberto o período de inscrição para o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (PPG-MECAI) da USP em São Carlos. O curso, apoiado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), é oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), tem ênfase em Ciência de Dados e é direcionado para quem já está inserido no mercado de trabalho.

O principal objetivo do MECAI é fornecer uma sólida estrutura de pós-graduação stricto sensu, que influencie especialmente nas maiores empresas do nicho, promovendo capacitação e transferência direta de tecnologia de ponta. Pensando em facilitar a adaptação dos alunos com sua jornada de trabalho, o programa da USP concentrou as disciplinas estritamente para as sextas-feiras.

Além de Matemática, Estatística e Computação, o MECAI também oferece disciplinas específicas da área de Ciência de Dados e estudos complementares como Empreendedorismo e Metodologia Científica. Outro ponto de destaque é que os temas de dissertações são sugeridos pelos alunos, em comum acordo com os orientadores, e a maioria trata de aplicações a problemas que ocorrem no cotidiano das jornadas no dia a dia.

Dessa forma, os alunos adquirem habilidades para o desenvolvimento de pesquisa científica em suas áreas de interesse e aplicações em problemas reais. “A solução destes problemas durante o mestrado traz vantagens não só para o aluno, que recebe formação especializada, mas também para a empresa, que se beneficia da tecnologia produzida dentro da universidade”, reforça Fabrício Simeoni de Sousa, coordenador do MECAI.

As dissertações trazem aplicações em subáreas correlacionadas como inteligência artificial, análise de risco, redes complexas, pesquisa operacional, métodos numéricos e engenharias, aprendizado de máquina, entre outras. Fabrício aproveita para lembrar que várias empresas do Brasil recomendaram o programa da USP para fomentar o desenvolvimento de seus profissionais. E o resultado foi o melhor possível.

“Diversas empresas já enviaram profissionais para cursar mestrado no MECAI e se beneficiaram dos resultados produzidos pelo programa, como Embrapa, Embraer, Serasa Experian, Ambev, Bradesco, Itaú, Cargill, IBM Brasil, Americanas, Souza Cruz, Discover Financial Services, PagSeguro, PagBank, StoneX Brasil e Drogasil”, complementa o também pesquisador do CeMEAI.

Caminhando com a tecnologia, o programa de mestrado também capacitou profissionais para inúmeras fintechs, startups e empresas da área por todo Estado de São Paulo. Para Aline Oliva Luiz, Coordenadora de Analytics do Grupo Pão de Açúcar, o curso proporcionou conhecimentos que a auxiliam em sua trajetória.

“O MECAI foi um grande desafio, misturado com uma realização pessoal de estudar na USP. Eu estava ainda cursando quando tive a oportunidade de migrar de empresa e cargo, hoje no cargo de chefia tenho dificuldade de encontrar profissionais que tenham o nível de conhecimento que é explorado no MECAI”, salienta.

Quem também comemora a participação no curso é Alexandra Valente da Silva, professora na Seduc/AM. “O MECAI foi um grande desafio na minha vida. Foram tantos obstáculos para concluir, mas pude conhecer tanta coisa nova que hoje me ajuda muito na área de Educação”, explica a ex-aluna, que tem pesquisas na área de inteligência artificial na educação de alunos deficientes.

Para esta turma, as inscrições seguem abertas até às 16h do dia 10 de maio. Serão disponibilizadas 20 vagas de ampla concorrência. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site do ICMC, na seção de Pós-Graduação.

O MECAI não cobra mensalidades. O único investimento necessário é a taxa de inscrição no processo seletivo, no valor de R$ 214,00, que deverá ser paga através de boleto enviado ao e-mail cadastrado no momento da candidatura. Os inscritos deverão efetuar o pagamento até o dia 12 de maio. Para candidatos que se enquadrem nos critérios descritos no edital do curso, também é possível solicitar isenção da taxa de inscrição no processo seletivo.
Todos os detalhes do processo seletivo, dos critérios para isenção da taxa e dos critérios de seleção estão disponíveis no edital do MECAI.

Assessoria de Comunicação – CeMEAI

E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br